Prática e Ensino de Canoagem: Uma modalidade Alternativa e Promissora

Autores

  • Christiano Robles Rodrigues Alves Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), Laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicado à Atividade Motora da EEFE-USP
  • Christian Klausener Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP).
  • Eduardo Fonseca do Nascimento Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.
  • Maria Tereza Silveira Böhme Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v6i0p81-88

Palavras-chave:

Canoagem. Exercício físico. Saúde.

Resumo

Diante da importância do treinamento físico para a saúde, a canoagem surge como uma estratégia diferente para despertar o interesse de crianças e adolescentes. Apresentamos aqui um trabalho de extensão universitária que implantou e desenvolveu um programa de canoagem, incluindo o caiaque pólo, no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, para atender não apenas os jovens da própria universidade, mas também da comunidade externa. A adesão dos alunos aos cursos foi alta. Além disso, desenvolvemos duas importantes ferramentas teóricas durante esse projeto: as tabelas de periodização de treinos e uma apostila sobre caiaque pólo. Ambas serviram como elementos facilitadores na gestão das aulas e poderão ser utilizadas por outros profissionais da área. A canoagem é uma modalidade esportiva que apresenta potencial de crescimento no Brasil. Portanto, trabalhos de extensão como esse são essenciais para o seu desenvolvimento no país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Christiano Robles Rodrigues Alves, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), Laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicado à Atividade Motora da EEFE-USP

    Bacharelando em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), aluno de iniciação científica do Laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicado à Atividade Motora da EEFE-USP

     

  • Christian Klausener, Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP).

    Professor de Canoagem do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP).

  • Eduardo Fonseca do Nascimento, Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.

    Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.

  • Maria Tereza Silveira Böhme, Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.

    Doutora em Ciências do Esporte, livre docente em Treinamento Esportivo pela USP e professora titular do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.

Downloads

Publicado

2011-10-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Prática e Ensino de Canoagem: Uma modalidade Alternativa e Promissora. (2011). Revista De Cultura E Extensão USP, 6, 81-88. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v6i0p81-88