Grupo de Atividades Estruturadas com Estudantes: Identificação de Violência no Ambiente Escolar

Autores

  • Zeyne Alves Pires Scherer Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), Grupo de Estudos Interdisciplinar Sobre Violência (GREIVI), Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem
  • Edson Arthur Scherer Centro Universitário Barão de Mauá, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP-USP) e GREIVI
  • Silvia Antunes Cocenas Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica, HC-FMRP-USP, Grupo de Estudos Interdisciplinar Sobre Violência-GREIVI
  • Amanda Secco Gregorio Curso de bacharelado em Enfermagem da EERP-USP, Programa Aprender com Cultura e Extensão e GREIVI

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v6i0p111-119

Palavras-chave:

Estudantes. Escolas. Violência.

Resumo

Na Escola Estadual Professora Glete de Alcântra é desenvolvido um projeto de extensão que objetiva investir na promoção da saúde física, mental e social discente. São oferecidas atividades estruturadas: jogos, dinâmicas e vivências grupais. Neste estudo apresentamos os resultados de três encontros grupais realizados com vinte alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos foram: verificar a opinião dos estudantes sobre a escola e os papéis de pessoas significativas; identificar conflitos existentes nestes alunos, segundo a tipologia dos atos violentos. A pesquisa qualitativa foi do tipo observação participante. A percepção dos alunos sobre a escola e os profissionais que fazem parte dela foi divergente. Consideraram os familiares como pessoas importantes, cuidadoras, que impõem limites, xingam e batem. Tiveram dificuldades em estabelecer seu papel e o dos colegas na escola; os colegas são amigos para brincar. Os tipos de violência identificados foram física, psicológica e negligência. Trabalhar autoestima, tolerância e cooperação; aliviar conflitos com atitudes afetuosas que expressem respeito; oferecer espaços educativos onde os jovens possam se posicionar, facilitar seu entrosamento e exercitar sua criatividade e reflexão colaboram preventivamente com a diminuição da violência na escola. Assim, facilita-se a construção de modelos de convivência pacíficos em outros ambientes sociais.

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Biografia do Autor

  • Zeyne Alves Pires Scherer, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), Grupo de Estudos Interdisciplinar Sobre Violência (GREIVI), Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem

    Enfermeira, professora doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), líder do Grupo de Estudos Interdisciplinar Sobre Violência (GREIVI), Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem

     

  • Edson Arthur Scherer, Centro Universitário Barão de Mauá, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP-USP) e GREIVI

    Médico psiquiatra, professor doutor do Centro Universitário Barão de Mauá, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP-USP), líder do GREIVI

  • Silvia Antunes Cocenas, Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica, HC-FMRP-USP, Grupo de Estudos Interdisciplinar Sobre Violência-GREIVI

    Terapeuta ocupacional, aluna do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica, HC-FMRP-USP, integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinar Sobre Violência-GREIVI

  • Amanda Secco Gregorio, Curso de bacharelado em Enfermagem da EERP-USP, Programa Aprender com Cultura e Extensão e GREIVI

    Graduanda do curso de bacharelado em Enfermagem da EERP-USP, bolsista do programa Aprender com Cultura e Extensão, integrante do GREIVI

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Publicado

2011-10-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Grupo de Atividades Estruturadas com Estudantes: Identificação de Violência no Ambiente Escolar. (2011). Revista De Cultura E Extensão USP, 6, 111-119. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v6i0p111-119