Perspectivas da Extensão Universitária no Projeto Troca de Saberes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v10i0p53-61Palavras-chave:
Extensão Universitária. Troca de Saberes. Formação Acadêmica.Resumo
Este artigo aborda a Extensão Universitária em uma experiência de acadêmicos do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), participantes no projeto Troca de Saberes – Grupo de Trabalho para Preparo de Ações Junto ao Núcleo Extensionista RONDON (NER) – UDESC, desenvolvido no Planalto Catarinense. A prática da Troca de Saberes entre a Universidade, através de seus acadêmicos, e a comunidade, contribui para o desenvolvimento socioambiental na área que recebe a aplicação direta da proposta deste trabalho. Mudanças de caráter pessoal, acadêmico e profissional são alcançadas pelos protagonistas dessa iniciativa, os acadêmicos da UDESC. Dessa forma, o projeto toma suas ações como importante ferramenta pedagógica para a prática da cidadania e transdisciplinaridade, tornando- -se instrumento político pedagógico para a complementação de uma formação acadêmica baseada em valores e experiências sociais vinculadas à localidade onde o projeto se insere. A gestão participativa é, em muitas situações, providencial para solução de problemas socioambientais para assim alcançar o objetivo comum. Nesse sentido, a extensão universitária circunscrita do Projeto Troca de Saberes atua diretamente para as mudanças socioambientais em suas diversas formas e práticas.Downloads
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Publicado
2013-11-27
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Perspectivas da Extensão Universitária no Projeto Troca de Saberes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). (2013). Revista De Cultura E Extensão USP, 10, 53-61. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v10i0p53-61