Situação de Saúde do Idoso: Ensino -Pesquisa-Extensão em um Município do Centro-Oeste Paulista

Autores

  • Patrícia Ribeiro Mattar Damiance Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, São Paulo
  • Aline Megumi Arakawa Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, São Paulo
  • Elen Caroline Franco Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, São Paulo
  • Thaísa Rino de Freitas Coelho Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, São Paulo
  • Maristela Aparecida dos Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, São Paulo
  • José Roberto Pereira Lauris Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, São Paulo
  • Magali de Lourdes Caldana Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, São Paulo
  • José Roberto de Magalhães Bastos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12isupl.p19-35

Palavras-chave:

Idoso. Qualidade de Vida. Promoção da Saúde. Extensão Comunitária.

Resumo

Poucos são os estudos nacionais acerca da saúde do idoso que privilegiam a avaliação geriátrica multidimensional e a qualidade de vida por meio de instrumentos de mensuração. Esta pesquisa busca relatar uma experiência interdisciplinar de aplicação de instrumentos de avaliação do perfil socioeconômico, da qualidade de vida, da função cognitiva e da presença/gravidade do zumbido de idosos participantes de uma atividade de ensino, pesquisa e extensão, em um município do centro-oeste paulista. Pesquisa de caráter empírico, descritivo e transversal. Para coleta de dados foram utilizados: Mini Exame do Estado Mental; Critério de Classificação Econômica Brasil; Questionário de Qualidade de Vida SF-36 e Questionário de Gravidade do Zumbido e para análise: Testes de Mann-Whitney e Correlação de Spearman. Resultados: escores elevados em relação ao estado geral de saúde e aspectos sociais e mais baixos para limitação por aspectos funcionais e gravidade do zumbido. A análise revelou que o estado de saúde de idosos participantes da feira está intrinsecamente relacionado às condições de vida e trabalho da população. Os dados encontrados podem subsidiar políticas públicas e ações de promoção da saúde, pois estão alicerçados no entendimento de que a situação de saúde dos idosos é resultado da interação de múltiplos fatores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Ribeiro Mattar Damiance, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, São Paulo
    pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Envelhecimento (GREPEN), docente da Universidade do Sagrado Coração (USC) e doutoranda em Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOBUSP)
  • Aline Megumi Arakawa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, São Paulo
    pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Envelhecimento (GREPEN), professora da Coordenadoria Especial de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina e doutoranda em Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP)
  • Elen Caroline Franco, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, São Paulo
    pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Envelhecimento (GREPEN) e doutoranda em Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP)
  • Thaísa Rino de Freitas Coelho, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, São Paulo
    mestra em Odontologia em Saúde Coletiva e doutoranda em Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP)
  • Maristela Aparecida dos Santos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, São Paulo
    mestra em Saúde Coletiva (FOB-USP) e doutoranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP)
  • José Roberto Pereira Lauris, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, São Paulo
    doutor em Distúrbio da Comunicação Humana e professor titular do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP)
  • Magali de Lourdes Caldana, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, São Paulo
    coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Envelhecimento (GREPEN), professora Associada do Curso de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós Graduação em Fonoaudiologia e em Ciências Odontológicas Aplicadas da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP)
  • José Roberto de Magalhães Bastos
    professor titular da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) e pós-doutorado em Ciências da Saúde da Escola Superior de Medicina Dentária de Lisboa em Portugal

Downloads

Publicado

2015-03-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Situação de Saúde do Idoso: Ensino -Pesquisa-Extensão em um Município do Centro-Oeste Paulista. (2015). Revista De Cultura E Extensão USP, 12(supl.), 19-35. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12isupl.p19-35