As Práticas de Leitura Literária e a Literatura Infantil no Acervo do Estágio de Formação do Educador em Serviço – EFES: Resultados e Análises Preliminares de um Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária

Autores

  • Gustavo Hatagima Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, São Paulo
  • Neide Luzia de Rezende Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, São Paulo
  • Dislane Zerbinatti Moraes Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v14i0p45-57

Palavras-chave:

Práticas de Leitura, Literatura Infantil, Ensino de Literatura, História da Educação

Resumo

O presente artigo se propõe a expor os resultados preliminares desta pesquisa de Iniciação Científica que procura obter elementos e fontes que contribuam para uma melhor compreensão das práticas de leitura literária e formação de leitores bem como da presença (ou ausência) da literatura infantil na escola pública brasileira entre as décadas de 1980 e 1990. Por meio da identificação, organização e análise do Acervo do Estágio de Formação do Educador em Serviço – EFES, procuramos reconstituir o que Chervel [2] e Julia [5] chamam de "história das disciplinas escolares", no que diz respeito ao ensino da língua portuguesa e literatura, bem como a própria história desse complexo e longo projeto de pesquisa e extensão universitária. Uma primeira abordagem e análise desse arquivo já nos permite compreender seu potencial para futuras pesquisas, bem como nos possibilitou resgatar as publicações da equipe EFES durante seu período de existência. Apresentaremos uma síntese da primeira triagem dessa documentação, que constituirá nosso corpus documental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo Hatagima, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, São Paulo

    Graduando em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)

  • Neide Luzia de Rezende, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, São Paulo

    Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)

  • Dislane Zerbinatti Moraes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, São Paulo

    Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)

Downloads

Publicado

2015-11-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As Práticas de Leitura Literária e a Literatura Infantil no Acervo do Estágio de Formação do Educador em Serviço – EFES: Resultados e Análises Preliminares de um Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária. (2015). Revista De Cultura E Extensão USP, 14, 45-57. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v14i0p45-57