A Educação em Prisões e o Papel da Universidade Pública

Autores

  • Roberto da Silva Universidade de são Paulo. Faculdade de Educação. Departamento de Administração Escolar e Economia
  • Carolina Bessa Ferreira de Oliveira Universidade de são Paulo. Faculdade de Educação
  • Clarissa dos Santo Bitencourth Universidade de são Paulo. Faculdade de Educação
  • Marcia Regina Guerreiro Zamboni Universidade de são Paulo. Faculdade de Educação
  • Patrícia Mendes Gomes Universidade de são Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17isupl.p65-80

Palavras-chave:

Educação em Prisões. Pedagogia Social. Universidade de São Paulo.

Resumo

O artigo constitui um relato que articula iniciativas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Gepêprivação a partir da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo como parte de uma iniciativa mais ampla denominada O Projeto Político Pedagó- gico da Educação em Prisões. Por meio da pesquisa diagnóstica identificaram-se cerca de 10 mil pessoas privadas da liberdade no entorno da USP, o que nos conduziu à reflexão sobre e a responsabilidade da universidade pública no Brasil frente a esta grave questão social. São partes constituintes destas experiências uma disciplina obrigatória Curso de Pedagogia com estágio curricular e uma pesquisa de doutoramento que, juntas, fomentaram atividades de extensão universitária para alunos de graduação lecionarem dentro de uma prisão feminina na cidade de São Paulo, um curso de formação de professores e um ensaio quanto à necessidade de mapeamento do território para articular as competências da universidade pública com as necessidades dos sistemas prisional e socioeducativo no Estado de São Paulo.

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Biografia do Autor

  • Roberto da Silva, Universidade de são Paulo. Faculdade de Educação. Departamento de Administração Escolar e Economia
    professor Livre /docente junto ao Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de são Paulo.
  • Carolina Bessa Ferreira de Oliveira, Universidade de são Paulo. Faculdade de Educação
    doutoranda da FEUSP.
  • Clarissa dos Santo Bitencourth, Universidade de são Paulo. Faculdade de Educação
    aluna do Curso de Pedagogia da USP.
  • Marcia Regina Guerreiro Zamboni, Universidade de são Paulo. Faculdade de Educação
    aluna do Curso de Pedagogia da USP.
  • Patrícia Mendes Gomes, Universidade de são Paulo. Faculdade de Educação
    aluna do Curso de Pedagogia da USP.

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Publicado

2017-05-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Educação em Prisões e o Papel da Universidade Pública. (2017). Revista De Cultura E Extensão USP, 17(supl.), 65-80. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17isupl.p65-80