Projeto Ginástica Laboral na USP

Autores

  • Patrícia Sakai Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo
  • Márcia Maria Matsubara Silva Pinto Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP e CEPEUSP
  • Rafael Mistura Fernandes Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP e Programa Aprender com Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.
  • Anita de Cássia Melinski Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP e Programa Aprender com Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v6i0p71-78

Palavras-chave:

Ginástica Laboral. Educação Física. Conceitos.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar as vicissitudes, a miríade de conceitos, idéias e a compreensão do que é a Ginástica Laboral. Posteriormente, em uma ordem cronológica, a Ginástica Laboral é estudada, desde sua gênese, em termos históricos, seguindo então esta diversidade de conceitos e o que se infere disto. A análise que se segue, realizada através de um olhar crítico, é a da Ginástica Laboral contemporânea, majoritariamente considerada uma prestação de serviços, tendo como clientes (e não alunos) o mundo corporativo em geral. Dessa forma, apresenta-se um quadro atual da Ginástica Laboral no mercado de trabalho, observando as suas formas de apresentação, questionando acerca da validade dos objetivos usualmente apresentados. Destas interrogações, provém o corpo principal deste estudo: a Ginástica Laboral na USP. O compromisso é com a aplicação dos conhecimentos e saberes da graduação em Educação Física da USP, cujos alunos são selecionados para realizar os atendimentos. Neste item, disserta-se sobre como cada atendimento de Ginástica Laboral, no campus São Paulo da USP, é planejado, analisado e discutido por todos os integrantes do grupo de Ginástica Laboral. Cada atendimento tem os seus objetivos, suas estratégias e conteúdos, os quais são explicados pontual e pormenorizadamente, justificando suas escolhas e inclusões nas aulas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Sakai, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo

    Licenciada em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e educadora de Práticas Esportivas do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo

     

  • Márcia Maria Matsubara Silva Pinto, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP e CEPEUSP

    Licenciada em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP e educadora de Práticas Esportivas do CEPEUSP

  • Rafael Mistura Fernandes, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP e Programa Aprender com Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

    Bacharelando em Educação Física da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP e bolsista do Programa Aprender com Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

  • Anita de Cássia Melinski, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP e Programa Aprender com Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

    Bacharelanda em Educação Física da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP e bolsista do Programa Aprender com Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Downloads

Publicado

2011-10-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Projeto Ginástica Laboral na USP. (2011). Revista De Cultura E Extensão USP, 6, 71-78. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v6i0p71-78