Educação, ciência e extensão: a necessária promoção

Autores

  • Martha Marandino Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v9i0p89-100

Palavras-chave:

painéis de partículas, resíduos de poda de árvores urbanas, avaliação de desempenho.

Resumo

As atividades de extensão são cruciais na universidade e a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão possui muitos desafios para sua realização. Tendo-a como um horizonte, várias iniciativas vêm sendo propostas por nós nessa direção, com base em nosso trabalho nos campos da educação não formal e da divulgação da ciência. Este texto apresenta e realiza uma reflexão sobre algumas das ações feitas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência – GEENF, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, revelando a intricada relação entre pesquisa, ensino e extensão na Universidade. Ao final, são apontadas as potencialidades e os desafios no desenvolvimento dessas iniciativas, referentes à carência de financiamentos para a área de extensão, a transposição didática do conhecimento com finalidade de socializa-ção, a mobilização e envolvimento dos diferentes públicos na produção e divulgação da ciência e a necessidade de desenvolver mecanismos de avaliação das ações de divulgação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Martha Marandino, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
    Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciências (GEENF).

Downloads

Publicado

2013-05-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação, ciência e extensão: a necessária promoção. (2013). Revista De Cultura E Extensão USP, 9, 89-100. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v9i0p89-100