Darwin na Escola: Relato de Uma Experiência de Divulgação Científica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12isupl.p57-71Palavras-chave:
Cultura Científica. Divulgação. Educação Científica. Evolução Biológica.Resumo
O objetivo deste artigo é relatar as experiências de um projeto de extensão que buscou estimular o interesse de estudantes do ensino médio pela teoria da evolução biológica, popularizando os conceitos-chave das ideias promulgadas por Charles Darwin (1859). As ações do projeto foram: (1) conhecer, por meio da aplicação de questionários, a percepção que estudantes do ensino médio e seus professores de Biologia apresentam sobre ciência e a teoria da evolução biológica; (2) promover mostras científicas por meio da oferta de oficinas e minicursos nas escolas públicas. Os resultados indicam que as percepções dos estudantes e professores do Ensino Básico, em relação à ciência e à teoria da evolução biológica, são otimistas e positivas, e as crenças pessoais não parecem influenciar em seus posicionamentos sobre o tema. O estudo das percepções de estudantes e professores forneceu subsídios na definição de “o que, para quem e como comunicar” temas científicos no espaço escolar. Assim, seguiu-se a segunda etapa deste projeto – a elaboração e execução de oficinas para estudantes do ensino básico – que resultou em novas oportunidades, para os envolvidos, de reconstruir a relação e atribuir valores a ciência.Downloads
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Publicado
2015-03-28
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Seção
Artigos
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Como Citar
Darwin na Escola: Relato de Uma Experiência de Divulgação Científica. (2015). Revista De Cultura E Extensão USP, 12(supl.), 57-71. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12isupl.p57-71