A influência do disclosure social na relação entre Performance Financeira Corporativa e Performance Social Corporativa*

Autores

  • Editinete André da Rocha Garcia Universidade Federal do Ceará; Departamento de Contabilidade
  • José Milton de Sousa-Filho Universidade de Fortaleza; Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
  • João Maurício Gama Boaventura Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado; Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-057x201804950

Palavras-chave:

Performance Social Corporativa, Performance Financeira Corporativa, disclosure voluntário, teoria dos stakeholders

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o efeito moderador do disclosure do Corporate Social Performance (D-CSP) na relação entre Corporate Social Performance (CSP - Performance Social Corporativa) e Corporate Financial Performance (CFP - Performance Financeira Corporativa). Com base nesse objetivo, a pesquisa apresentou um modelo no qual o D-CSP atua como moderador em relação aos stakeholders primários (funcionários, comunidade e fornecedores). O D-CSP é um mecanismo pelo qual os diversos aspectos sociais envolvidos nas políticas, ações e atividades discricionárias identificados no gerenciamento para stakeholder podem ser avaliados. Para testar o modelo, utilizou-se uma amostra de 1.147 empresas pertencentes a 10 distintos setores e aos cinco continentes do planeta. Utilizaram-se dados da base Bloomberg de 2010 a 2014, totalizando 5.623 observações. A relação foi testada utilizando-se o modelo de regressão linear múltipla com dados em painel com efeitos fixos, recorrendo-se à correção de Newey-West erro padrão robusto. Para efetuar os testes, utilizaram-se três construtos: D-CSP, CSP e CFP. Empregou-se, como medida de CSP, a CSP dos stakeholders funcionários, fornecedores e comunidade. Como medida do D-CSP, aplicaram-se os scores de disclosure de CSP disponíveis na base de dados e, como medida da CFP, utilizou-se o retorno sobre ativo (ROA). Os testes realizados apontaram a existência do efeito moderador positivo do disclosure na relação entre CSP de stakeholders primários e CFP. Os resultados permitem inferir que, além de apresentar um CSP positivo em relação aos stakeholders primários, é necessário divulgar tais resultados, contribuindo para desempenhos financeiros superiores.

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Publicado

2018-05-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Garcia, E. A. da R., Sousa-Filho, J. M. de, & Boaventura, J. M. G. (2018). A influência do disclosure social na relação entre Performance Financeira Corporativa e Performance Social Corporativa*. Revista Contabilidade & Finanças, 29(77), 229-245. https://doi.org/10.1590/1808-057x201804950