Sistema de mensuração de desempenho, satisfação ambiental e engajamento no trabalho verde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-057x20211503.en

Palavras-chave:

sistema de mensuração de desempenho (PMS), satisfação ambiental, engajamento no trabalho verde, sustentabilidade, sistemas de controle gerencial (SCG)

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar os efeitos do uso (diagnóstico, interativo e combinado) do performance measurement systems (PMS) na satisfação ambiental e os reflexos disso no engajamento no trabalho verde de funcionários. Estudos sobre sistemas de controle gerencial (SCG) e resultados ambientais têm priorizado variáveis organizacionais, como o desempenho sustentável/ambiental. Esforços direcionados aos SCG para fomentar comportamentos verdes nos funcionários são limitados. Também existe uma chamada de estudos que apontam a interdependência de controles associada a desempenho, inovação ou outras variáveis em que o contexto ambiental é menos contemplado. O engajamento dos funcionários é fundamental para que as organizações alcancem maior nível de sustentabilidade. Destarte, o estudo explora a percepção de funcionários sobre como a organização investigada usa um controle gerencial (PMS) para promover a congruência dos objetivos organizacionais e individuais no âmbito da sustentabilidade ambiental. A literatura está preocupada em compreender o papel dos SCG em comportamentos e resultados verdes. A maior parcela dos estudos concentra-se em resultados organizacionais como o desempenho, com poucas evidências para satisfação ou engajamento dos funcionários. Similarmente, existe crescente demanda para explorar a interdependência de SCG para contextos além de inovação ou desempenho. Uma single entity survey foi realizada em uma empresa privada brasileira do setor de geração de energia elétrica, resultando em uma amostra de 101 funcionários. Para análise dos dados, utilizaram-se a modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais e a análise qualitativa comparativa fuzzy-set. O uso (diagnóstico, interativo e combinado) do PMS influencia positivamente a satisfação ambiental e essa apoia o engajamento no trabalho verde. A satisfação ambiental promove mediações totais entre o uso (diagnóstico e interativo) do PMS e o engajamento no trabalho verde. Diversas combinações de condições levam à alta satisfação ambiental e ao alto engajamento no trabalho verde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2022-08-04

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Frare, A. B., Colombo, V. L. B., & Beuren, I. M. (2022). Sistema de mensuração de desempenho, satisfação ambiental e engajamento no trabalho verde. Revista Contabilidade & Finanças, 33(90), e1503. https://doi.org/10.1590/1808-057x20211503.en