Compartilhar, curtir, navegar e não estudar! Cyberloafing de estudantes de Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-057x20221581.en

Palavras-chave:

cyberloafing, cyberslacking, ensino superior, ciências contábeis, teoria do uso compensatório da internet

Resumo

Direcionada pela possibilidade de o processo de aprendizagem ser afetado pelo comportamento cyberloafing, esta pesquisa analisou os precedentes e as consequências relacionados à manifestação do comportamento cyberloafing de estudantes de Ciências Contábeis a partir do uso pessoal da internet e de dispositivos tecnológicos em sala de aula. Pouco se discute sobre os precedentes e consequentes desse comportamento, de forma conjunta, apesar das diversas evidências de sua importância e influência sobre os diferentes âmbitos da vida dos indivíduos. Assim, tais variáveis apresentam-se como tema de interesse a fim de compreender seus efeitos sob os estudantes. O comportamento cyberloafing tem sido vinculado ao desempenho acadêmico, às experiências de aprendizagem e ao estado emocional dos estudantes, sendo oportuno compreender seus precedentes e consequentes. As implicações da pesquisa são discutidas em termos teóricos, práticos e sociais. Nesse sentido, o uso pessoal e consciente da internet e de dispositivos tecnológicos deve ser promovido a fim de propiciar ganhos tanto no nível individual como no nível organizacional do ambiente em que o estudante está inserido. A Modelagem de Equações Estruturais foi aplicada a 404 participações válidas obtidas por meio de survey on-line realizada junto a discentes de diferentes regiões do Brasil. Os precedentes pessoais, como a necessidade de contato com os amigos, exercem maior efeito sobre o comportamento cyberloafing. Os precedentes acadêmicos, tais como a qualidade dos materiais utilizados nas aulas, também apresentaram relação significante com o comportamento cyberloafing. As consequências relacionadas ao cyberloafing consistiram em chegar atrasado na aula e em reuniões acadêmicas, procrastinar a execução de atividades acadêmicas e isolar-se de pessoas próximas como amigos e familiares. Tais elementos mostram que o cyberloafing é resultado do ambiente em que o indivíduo está inserido e que gera diferentes consequências na vida do estudante.

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Publicado

2022-11-08

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Meurer, A. M., & Costa, F. (2022). Compartilhar, curtir, navegar e não estudar! Cyberloafing de estudantes de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, 33(90), e1581. https://doi.org/10.1590/1808-057x20221581.en