Os serviços tributários prestados pelo auditor e a qualidade do accrual tributário no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20241985.enPalavras-chave:
imposto de renda corporativo, auditor, accrual tributário, transbordamento de conhecimento, qualidade da auditoriaResumo
Esta pesquisa teve por objetivo analisar a associação temporal entre os serviços tributários fornecidos pelo auditor (auditor-provided tax services [APTS]) e a qualidade do accrual do imposto de renda corporativo no contexto brasileiro. Estudos que analisam a influência do APTS na qualidade do accrual tributário são escassos e foram realizados apenas nos Estados Unidos da América (EUA), de modo que essa relação ainda não é bem compreendida em função da ausência de evidências em outros contextos institucionais. Os resultados da pesquisa ampliam as evidências internacionais sobre o tema e a literatura empírica em auditoria e tributação. Além disso, esses resultados têm implicações para reguladores, empresas que contratam serviços tributários de seus auditores, firmas de auditoria que fornecem tais serviços e pesquisadores acadêmicos, porque contrariam o argumento do transbordamento de conhecimento e reforçam a ideia de que a APTS pode comprometer a independência do auditor no caso de configurações institucionais como a brasileira. A pesquisa adaptou o modelo empírico de Choudhary et al. (2021) e estimou a relação entre as variáveis de interesse utilizando dados em painel com erros padrão robustos e uma variedade de modelos econométricos que abordam questões relacionadas a heterogeneidade não observada entre as firmas, endogeneidade, viés de seleção, outliers e erro de especificação. Documentamos novas evidências da associação negativa e estatisticamente significativa entre APTS e a qualidade do accrual do imposto de renda, contribuindo para o debate em andamento sobre a imposição de limitações à prestação de serviços não relacionados à auditoria pelo auditor e do papel dos serviços tributários na qualidade das informações contábeis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luis Paulo Guimarães dos Santos, Sheizi Calheira de Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.