Modelo de apuração de resultado de redes de varejo sob o enfoque da gestão econômica: Gecon

Autores

  • Vera Maria Rodrigues Ponte Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772003000300005

Palavras-chave:

Varejo, Sistema de Informações, Cadeia Produtiva

Resumo

Nos últimos anos o cenário econômico brasileiro passou por grandes transformações, decorrentes da quebra de barreiras comerciais e da crescente globalização dos mercados, exigindo da sociedade empresarial maior competitividade. Inseridas nesse ambiente, as empresa brasileiras vivem momentos de grandes mudanças nos seus processos administrativos e operacionais. O segmento varejista não foge à regra; as empresas do setor também procuram adequar-se à nova ordem econômica. Visando à contribuir para o aperfeiçoamento dos sistemas de informações gerenciais dessas empresas, o presente artigo apresenta um modelo de apuração de resultado de redes de varejo fundamentado nos conceitos de Gestão Econômica, construído a partir do estudo das principais atividades desenvolvidas no ciclo de compra e venda de mercadorias. O Modelo proposto permite evidenciar a formação do resultado das redes de varejo ao longo da sua cadeia produtiva, destacando a efetiva contribuição de cada atividade e área de responsabilidade. Através da análise dos resultados apresentados pelo Modelo, conclui-se que, na apuração dessas contribuições, não há a transferência de eficiências nem de ineficiências de uma atividade ou área de responsabilidade para outra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2003-12-01

Como Citar

Ponte, V. M. R. (2003). Modelo de apuração de resultado de redes de varejo sob o enfoque da gestão econômica: Gecon . Revista Contabilidade & Finanças, 14(33), 65-77. https://doi.org/10.1590/S1519-70772003000300005

Edição

Seção

naodefinida