Utilização do custo-meta por empresas brasileiras como estratégia de gestão: alguns estudos setoriais utilizando o método da causalidade de Granger

Autores

  • Marcos Antonio Souza Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Fernando C Zanella United Arab Emirates University
  • Auster Moreira do Nascimento Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772005000300004

Palavras-chave:

Custo-meta, Gestão de Preço e Custo, Causalidade de Granger

Resumo

Este artigo tem como objetivo básico desenvolver, com apoio no teste de causalidade de Granger, uma técnica de pesquisa que possa avaliar, no agregado de empresas e como uma alternativa ao estudo de caso, as estratégias de preços adotadas por empresas brasileiras. Em especial, busca-se distinguir aquelas empresas que adotam o custometa como estratégia, em relação àquelas empresas que adotam o custo mais margem ou, ainda, daquelas que não apresentam uma estratégia clara de preços e custos. Quarenta e sete empresas, de oito setores distintos, foram analisadas mediante a utilização do método de causalidade de Granger. Os resultados evidenciaram a falta de estratégia com relação à gestão de preços e custos das empresas, na maioria dos casos. Em particular, a hipótese da estratégia de custo-meta predominou somente no setor de distribuição de energia elétrica. Os resultados apresentados são suscetíveis a várias contribuições e podem servir como uma agenda para futuras pesquisas.

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Publicado

2005-12-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Souza, M. A., Zanella, F. C., & Nascimento, A. M. do. (2005). Utilização do custo-meta por empresas brasileiras como estratégia de gestão: alguns estudos setoriais utilizando o método da causalidade de Granger . Revista Contabilidade & Finanças, 16(39), 33-46. https://doi.org/10.1590/S1519-70772005000300004