Análise das habilidades cognitivas requeridas dos candidatos ao cargo de contador na Administração Pública Federal, utilizando-se indicadores fundamentados na visão da Taxonomia de Bloom
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1519-70772008000100009Palavras-chave:
Desafios Profissionais, Profissional Contador, Habilidades Cognitivas, Desempenho IntelectualResumo
O presente estudo objetiva detectar, através dos seis níveis de conhecimento da Taxonomia de Bloom, qual a tendência das habilidades cognitivas requeridas, quando da demanda por profissionais contadores pela Administração Direta e Indireta da União, utilizando-se da análise das questões de algumas recentes provas de concursos (1999 a 2006), o que evidenciará um perfil de desempenho intelectual delineado por esse setor público. A partir dessa análise, busca-se fazer uma reflexão sobre os caminhos a serem percorridos, para que o profissional contador possa atingir as demandas de desempenho intelectual exigidas pelo atual cenário de desenvolvimento tecnológico e econômico mundial. O artigo foi desenvolvido utilizando-se do método indutivo, mediante pesquisas bibliográficas e documentais, além de técnicas de investigação estatística. Aborda-se o histórico das últimas mudanças ocorridas no mercado profissional, em especial do setor público, e o entendimento dos fundamentos da Taxonomia de Bloom, apresentando como proposta alguns indicadores de aprendizagem mais voltados para uma realidade atual. O resultado da pesquisa demonstrou que não se está exigindo dos candidatos ao cargo de contador (ou com especialidade em contabilidade) os mais altos indicadores de habilidades cognitivas. Verifica-se, portanto, a necessidade de mudanças efetivas nos rumos dessa profissão, para que se possa garantir o espaço almejado para todos aqueles que optaram em trabalhar e desenvolver as Ciências Contábeis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.