Custeio-alvo em serviços hospitalares um estudo sob o enfoque da gestão estratégica de custos

Autores

  • Reinaldo Rodrigues Camacho Universidade Estadual de Maringá; Departamento de Ciências Contábeis
  • Welington Rocha Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Contabilidade e Atuária

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772008000200003

Palavras-chave:

Custo-alvo, Serviços hospitalares, Cesariana

Resumo

Neste trabalho, os autores verificaram a viabilidade de aplicação do Custeio-alvo em serviços hospitalares. Como produto-teste da pesquisa, elegeu-se a cesariana realizada por meio de planos de saúde, com internação em apartamentos Standard. Para alcançar os objetivos da pesquisa aplicou-se o método de estudo de caso único e utilizaram-se diversas fontes de dados, tais como: levantamento bibliográfico, aplicação de questionário, realização de entrevistas, observação direta dos processos e atividades e análise e interpretação de relatórios contábeis, financeiros e administrativos da entidade hospitalar objeto do estudo. O questionário foi aplicado a um grupo de cinqüenta mulheres, com o objetivo de verificar sua percepção em relação ao grau de importância de cada um dos principais atributos do produto-teste. As entrevistas, realizadas com os principais gestores da entidade, tiveram o objetivo de verificar como são estabelecidos preços e margens. A análise documental, realizada em planilhas de custos, balancetes e demais relatórios contábeis, financeiros e administrativos, contribuiu para conhecer os procedimentos adotados pela instituição para mensurar e controlar seus custos e receitas. Os resultados mostraram que o processo de Custeio-alvo pode ser aplicado, com sucesso, a entidades hospitalares.

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Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Custeio-alvo em serviços hospitalares um estudo sob o enfoque da gestão estratégica de custos . (2008). Revista Contabilidade & Finanças, 19(47), 19-30. https://doi.org/10.1590/S1519-70772008000200003