Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: um estudo no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1519-70772008000300006Palavras-chave:
Equações Estruturais, Satisfação Geral, Acadêmicos de Ciências ContábeisResumo
O presente estudo tem como objetivo avaliar os determinantes da satisfação geral dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria em relação ao Curso. Para tanto, utilizaram-se os construtos Envolvimento do Professor, Envolvimento do Estudante, Interação Estudante-Professor, Demandas do Curso e Organização do Curso, apresentados no modelo de equações estruturais de Paswan e Young (2002). A esse modelo foi acrescentada a variável Satisfação Geral, a fim de verificar se a satisfação dos estudantes em relação ao Curso pode ser explicada pelos construtos. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário composto de 42 questões, aplicado a 224 acadêmicos. O modelo de equações estruturais, inicialmente proposto, foi testado e alterado de acordo com os resultados obtidos nas análises. Procurando tornar o modelo mais adequado, optou-se por se retirar o construto Demandas do Curso. Os resultados do modelo de mensuração demonstraram a validade dos construtos Envolvimento do Professor, Interesse do Estudante, Interação Professor-Estudante e Organização do Curso. No modelo, são comprovadas cinco das oito hipóteses estabelecidas originalmente e indicaram a retirada do construto Demandas do Curso. O modelo estrutural testou oito hipóteses, das quais cinco foram confirmadas. O modelo ajustado mostrou-se adequado para mensurar a Satisfação Geral dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria, comprovando que os construtos Envolvimento do Professor e Interesse do Estudante influenciam positivamente a Satisfação Geral do estudante em relação ao curso.Downloads
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