Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação

Autores

  • Maira Assaf Andere Faculdades Integradas Fafibe; Curso de Ciências Contábeis
  • Adriana Maria Procópio de Araujo Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto; Departamento de Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772008000300008

Palavras-chave:

Ensino de Contabilidade, Ensino Superior, Formação do Professor

Resumo

Esta pesquisa analisou a formação do professor de Contabilidade por meio de 4 áreas de formação: (i) prática; (ii) técnico-científica; (iii) pedagógica e (iv) social e política. Para isso, examinaram-se as percepções dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) na área contábil e dos discentes desses programas. Para coletar as percepções do público-alvo, utilizou-se questionário on-line, obtendo uma amostra composta por 208 discentes e 12 coordenadores. Os resultados foram identificados pela utilização de análises descritiva e de agrupamento. Foi constatado que os programas estão direcionados, em primeiro lugar, para a formação de pesquisadores com conhecimentos teóricos e específicos da área contábil, voltados para a pesquisa científica. Em segundo lugar, estão direcionados para a formação pedagógica, incentivando a docência e o desenvolvimento de habilidades didáticopedagógicas. Em terceiro lugar, segundo a opinião dos discentes, os programas têm o objetivo de incentivar a formação prática e, por último, à formação social e política, com o desenvolvimento de conhecimentos sobre política, economia, filosofia. Contudo, na opinião dos coordenadores, a ordem de importância das últimas áreas de formação está invertida, ficando em terceiro lugar a formação social e política e em quarto a formação prática.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Andere, M. A., & Araujo, A. M. P. de. (2008). Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação . Revista Contabilidade & Finanças, 19(48), 91-102. https://doi.org/10.1590/S1519-70772008000300008