O bom é meu, o ruim é seu: perspectivas da teoria da atribuição sobre o desempenho acadêmico de alunos da graduação em Ciências Contábeis

Autores

  • Edgard Bruno Cornachione Junior Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Contabilidade e Atuária
  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Economia; Departamento de Ciências Contábeis
  • Márcia Martins Mendes De Luca Universidade Federal do Ceará; Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade; Departamento de Contabilidad
  • Ernani Ott Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Departamento de Contabilidade, Custos e Finanças da Área Econômica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772010000200004

Palavras-chave:

Teoria da atribuição, Desempenho acadêmico, Educação

Resumo

A maneira como os alunos compreendem e raciocinam sobre seus desempenhos acadêmicos, qualificando-os como superior ou inferior, tende a ser associada a elementos atributivos comuns, descritos pela literatura relacionada à teoria da atribuição. O objetivo geral deste estudo foi investigar a existência de associação entre elementos atributivos comuns na literatura e o desempenho acadêmico de alunos da graduação em ciências contábeis de quatro universidades em quatro diferentes Estados brasileiros (Ceará, São Paulo, Minas Gerais, e Rio Grande do Sul). O instrumento de coleta de dados foi um questionário respondido por 826 alunos. Dentre os principais resultados, constatou-se que 68% dos alunos que consideram seu desempenho acadêmico superior o atribuem ao seu próprio esforço, enquanto menos de 10% o relacionam a causas externas. Daqueles que avaliaram seu desempenho acadêmico como inferior quase 24% relacionam esse fracasso a causas externas (família, provas, colegas e professores). Quando questionados sobre os fatores que explicariam o desempenho de alunos de outras instituições, os resultados apontaram em direção oposta, ou seja, sucesso acadêmico relacionado, com maior frequência, a causas externas e fracasso, principalmente, ao esforço próprio. Assim, com base nos achados, pôde-se concluir que o desempenho acadêmico superior é mais atribuído a causas internas que o desempenho acadêmico inferior, com uma interessante idiossincrasia entre os gêneros. Esses resultados gerais estão alinhados com a principal literatura sobre o tema e relacionados com a teoria da atribuição proposta por Weiner, em 1976, e base deste estudo.

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Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cornachione Junior, E. B., Cunha, J. V. A. da, De Luca, M. M. M., & Ott, E. (2010). O bom é meu, o ruim é seu: perspectivas da teoria da atribuição sobre o desempenho acadêmico de alunos da graduação em Ciências Contábeis . Revista Contabilidade & Finanças, 21(53), 1-23. https://doi.org/10.1590/S1519-70772010000200004