How to measure gain-sharing in an outsourcing relationship: a case study in information technology environment

Autores

  • Surendra Agrawal University of Memphis
  • Reinaldo Guerreiro University of São Paulo
  • Carlos Alberto Pereira University of São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772005000200008

Palavras-chave:

Gain-sharing, Tecnologia da Informação, Terceirização, Precificação, Compra

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar o problema da mensuração do gain-sharing na terceirização de serviços de tecnologia da informação como um componente da política de remuneração dos serviços contratados entre duas organizações. A metodologia adotada compõe-se de três passos: (i) revisão bibliográfica sobre as decisões de terceirização e precificação de serviços terceirizados no ambiente de tecnologia da informação; (ii) um estudo de caso real em que o problema da mensuração do gain-sharing surge no relacionamento entre duas grandes empresas de classe mundial que operam no mercado brasileiro de cartões de crédito; (iii) discussão dos achados do estudo de caso com base na literatura revisada. As principais contribuições deste trabalho são: (i) identificação dos principais problemas relacionados às decisões de terceirização e precificação de serviços terceirizados; (ii) descrição das características e do comportamento dos custos no ambiente de tecnologia da informação e (iii) análise e discussão do método adotado pelas empresas estudadas para mensuração do gain-sharing. A pesquisa bibliográfica mostrou uma lacuna na literatura relacionada especificamente à mensuração do gain-sharing. Os achados do estudo de caso indicaram que empresas de tecnologia de informação são altamente estruturadas com custos fixos e que o método de divisão de ganhos adotados pelas empresas estudadas corresponde à economia de custos, a qual é mensurada pelas variações de preço e eficiência de acordo com parâmetros orçamentários. Adicionalmente, observou-se que o método adotado contribui para proporcionar mais transparência e capacidade de análise no relacionamento entre as empresas envolvidas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2005-08-01

Edição

Seção

Seção Internacional

Como Citar

Agrawal, S., Guerreiro, R., & Pereira, C. A. (2005). How to measure gain-sharing in an outsourcing relationship: a case study in information technology environment . Revista Contabilidade & Finanças, 16(38), 90-101. https://doi.org/10.1590/S1519-70772005000200008