O Balanced Scorecard e o alinhamento estratégico da tecnologia da informação: um estudo de casos múltiplos

Autores

  • Eduardo Santos Galas Universidade de Fortaleza
  • Vera Maria Rodrigues Ponte Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772006000100004

Palavras-chave:

Balanced Scorecard, Alinhamento estratégico, Tecnologia da informação, Mudança gerencial, Alinhamento da TI

Resumo

Na era da informação e do conhecimento, a Tecnologia da Informação (TI) tem demonstrado ser cada vez mais uma importante área para as empresas. Por essa razão, o alinhamento da TI com a estratégia tem sido uma constante preocupação de cientistas e executivos. O Balanced Scorecard (BSC) é apresentado na literatura como um instrumento de gestão que possibilita o alinhamento da organização com sua estratégia. Nesse contexto, com o objetivo de analisar os impactos da implantação do BSC nos fatores de alinhamento estratégico da TI com o negócio, sob a perspectiva dos gestores, realizou-se uma pesquisa exploratório-qualitativa, por meio de um estudo de casos múltiplos em empresas que implantaram o BSC e que possuem área de TI. As fontes de evidências foram: entrevistas focais, questionário semi-estruturado, documentos e observação direta. Os fatores do alinhamento da TI foram agrupados em quatro categorias: Social, Organizacional, Planejamento e Comportamental. Os resultados mostram que a implantação do BSC provoca mudanças gerenciais que influenciam nos fatores do alinhamento da TI das quatro categorias, transformando-os em fatores facilitadores do alinhamento e contribuindo positivamente para o alinhamento da TI com o negócio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-04-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Galas, E. S., & Ponte, V. M. R. (2006). O Balanced Scorecard e o alinhamento estratégico da tecnologia da informação: um estudo de casos múltiplos . Revista Contabilidade & Finanças, 17(40), 37-51. https://doi.org/10.1590/S1519-70772006000100004