Os cursos de ciências contábeis no Brasil e o conteúdo das disciplinas de sistemas de informação: a visão acadêmica versus a necessidade prática

Autores

  • José Dutra de Oliveira Neto USP; FEA; Depto. de Contabilidade e Atuária
  • João Marino Junior USP; FEA; Depto. de Contabilidade e Atuária
  • Leonardo Teixeira Morais USP; FEA

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772001000300004

Palavras-chave:

Educação superior, Contabilidade, Sistemas de Informação

Resumo

O presente trabalho pesquisou um grupo de contadores profissionais (não acadêmicos) da Região de Ribeirão Preto - Estado de São Paulo /Brasil e os professores dos cursos de graduação em contabilidade do Estado de São Paulo /Brasil para identificar e quantificar a importância percebida referente a diversos tópicos da área de sistemas de Informação a se-rem ministrados nos cursos de Ciências Contábeis. Os resultados indicam que existem poucas divergências em relação à ênfase dada pelos acadêmicos e práticos em relação a 33 tópicos selecionados na área de Sistema de Informações. Uma vez que o conteúdo da área de Sistema de Informação está sendo considerado inadequado para os contadores profissionais (não acadêmicos), isto pode significar a necessidade de reestruturação dos cursos de graduação em Contabilidade para atender as necessidades práticas dos contadores, além de atender às expectativas dos acadêmicos.

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Publicado

2001-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira Neto, J. D. de, Marino Junior, J., & Morais, L. T. (2001). Os cursos de ciências contábeis no Brasil e o conteúdo das disciplinas de sistemas de informação: a visão acadêmica versus a necessidade prática . Revista Contabilidade & Finanças, 12(27), 59-65. https://doi.org/10.1590/S1519-70772001000300004