Relevância dos conhecimentos, habilidades e métodos instrucionais na perspectiva de estudantes e profissionais da área contábil: estudo comparativo internacional

Autores

  • Ernani Ott Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Edgard Bruno Cornacchione Júnior Universidade de São Paulo; Departamento de Contabilidade e Atuária; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Márcia Martins Mendes De Luca Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772011000300007

Palavras-chave:

Conhecimentos, Habilidades, Ensino-aprendizagem, Contabilidade

Resumo

Com o incentivo dos estudos de Albrecht e Sack (2000), Francisco e Kelly (2002) e com base na Taxonomia de Bloom (1956), o objetivo deste trabalho consiste em comparar a percepção de estudantes de cursos de Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e profissionais da Contabilidade no Brasil quanto aos conhecimentos, habilidades e métodos de ensino-aprendizagem considerados como mais importantes para a atuação do contador no mercado de trabalho. O estudo contou com uma amostra de 1.710 sujeitos: 769 estudantes matriculados em cursos de graduação em Ciências Contábeis em IES brasileiras e 941 contadores registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidade de várias regiões brasileiras, que responderam ao questionário desenvolvido por Lin, Xiong e Liu (2005) sobre a importância atribuída pelos respondentes aos quesitos conhecimento, habilidades e métodos de ensino-aprendizagem. Os resultados encontrados evidenciaram maiores níveis de importância percebida pelos profissionais (quando comparados aos estudantes) nos quesitos investigados. Comparativamente com a China e com os EUA, os escores dos profissionais brasileiros são sempre maiores para as três dimensões (conhecimentos, habilidades e métodos). Os estudantes brasileiros em comparação com os chineses, de forma geral, também atribuem maior importância para as três dimensões analisadas. Os elevados escores apontados pelos respondentes brasileiros merecem atenção por parte dos gestores das IES, levando em conta a intensidade das mudanças de perfil dos jovens estudantes e a velocidade das alterações do mercado profissional. Destaque-se que esses resultados devem ser mais explorados, analisando-se as suas razões, inferindo-se que o contexto atual da Contabilidade no Brasil, decorrente do processo global de harmonização das normas internacionais, é cenário propício para explicações a esse respeito.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Relevância dos conhecimentos, habilidades e métodos instrucionais na perspectiva de estudantes e profissionais da área contábil: estudo comparativo internacional . (2011). Revista Contabilidade & Finanças, 22(57), 338-356. https://doi.org/10.1590/S1519-70772011000300007