Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis

Autores

  • Ana Cristina Zenha Lousada Universidade do Vale do Itajaí
  • Gilberto de Andadre Martins USP; FEA; Depto. de Contabilidade e Atuária

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772005000100006

Palavras-chave:

Egressos, Instituições de Ensino Superior, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo mostrar a importância do planejamento e desenvolvimento de sistemas de acompanhamento de egressos como um dos mecanismos que permita às Instituições de Ensino Superior (IES) a contínua melhoria de todo o planejamento e operação dessas organizações, particularmente do processo de ensino aprendizagem. Sendo uma das finalidades das IES inserir na sociedade diplomados aptos para o exercício profissional, deve ter ela retorno quanto a indicadores da qualidade dos profissionais que vem formando, principalmente no que diz respeito à qualificação para o trabalho. Para cumprir o objetivo, tornou-se necessário proceder-se a verificações empíricas no que tange às percepções e motivações dos dirigentes das IES, particularmente dos Cursos de Ciências Contábeis, a fim de se conseguirem elementos da realidade para compor a descrição e compreensão do fenômeno sob investigação. Os resultados apontaram o reconhecimento da necessidade de institucionalização e prática do acompanhamento dos egressos nas IES, visando à melhoria da qualidade dos serviços educacionais prestados.

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Publicado

2005-04-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Lousada, A. C. Z., & Martins, G. de A. (2005). Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis . Revista Contabilidade & Finanças, 16(37), 73-84. https://doi.org/10.1590/S1519-70772005000100006