Análise das condições de oferta da disciplina contabilidade introdutória: pesquisa junto às universidades estaduais do Paraná

Autores

  • Elza Hofer Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Centro de Ciências Sociais Aplicadas
  • Ivam Ricardo Peleias PUC; Curso de Ciências Contábeis
  • Elionor Farah Jreige Weffort UniFECAP; Programa de Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772005000300010

Palavras-chave:

Contabilidade Introdutória, Condições de Oferta, Paraná, Brasil, Ensino Superior

Resumo

O ensino da Contabilidade vem sofrendo mudanças, causadas pelas novas diretrizes curriculares e pelas exigências do mercado de trabalho. A combinação desses e de outros fatores leva à necessidade de avaliar as condições de oferta dos cursos de Ciências Contábeis, e uma opção é estudar disciplinas específicas, por sua importância ao longo do curso. Este trabalho relata o resultado de uma pesquisa realizada durante o 2º Semestre de 2003, com os cursos de Ciências Contábeis das Universidades Estaduais do Paraná, para avaliar as condições de oferta da disciplina Contabilidade Introdutória. A pesquisa é exploratória e descritiva, realizada junto aos coordenadores dos cursos e professores da disciplina. Foram usados procedimentos de coleta de dados por meio de entrevistas de profundidade e questionários, pesquisa documental indireta na legislação brasileira sobre ensino superior de Contabilidade, revisão bibliográfica, e dados coletados junto aos Programas de pós-graduação stricto sensu em Controladoria e Contabilidade recomendados pela CAPES. Os resultados apontam aspectos favoráveis, como a titulação acadêmica dos professores, esforços com a renovação do corpo docente e a preocupação dos coordenadores em designar os melhores professores para a disciplina. Revelou a preferência por algumas obras sobre Contabilidade Introdutória, a necessidade de rever a indicação de livros aplicáveis a outras disciplinas oferecidas durante o curso, discrepâncias entre as informações contidas nos planos de ensino e as práticas dos professores em sala de aula, a concentração no uso de alguns recursos instrucionais e sugestões dos coordenadores e professores, para melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem da Contabilidade Introdutória.

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Publicado

2005-12-01

Edição

Seção

Divulgação de Trabalho

Como Citar

Hofer, E., Peleias, I. R., & Weffort, E. F. J. (2005). Análise das condições de oferta da disciplina contabilidade introdutória: pesquisa junto às universidades estaduais do Paraná . Revista Contabilidade & Finanças, 16(39), 118-135. https://doi.org/10.1590/S1519-70772005000300010