RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE INTANGIBILIDADE DOS ATIVOS E O VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS

Autores

  • Franciele Medrado Universidade de Brasília
  • Gilson Cella Universidade de Brasília
  • João Vicente Pereira Universidade de Brasília
  • José Alves Dantas Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v10i28.119480

Palavras-chave:

Ativos Intangíveis, Market-to-book, Índice de Intangibilidade dos Ativos, Valor de mercado.

Resumo

Este estudo tem por objetivo avaliar se, no âmbito do mercado de capitais brasileiro, há associação entre o nível de intangibilidade dos ativos e a valor de mercado das ações das empresas. O pressuposto é que modelos de negócio baseados significativamente em conhecimento e tecnologias devem promover vantagens competitivas, o que deve se refletir no valor de mercado das empresas. Para a realização dos testes empíricos foram consideradas as informações trimestrais, de 2008 a 2014, das empresas que compõem o índice IBrX 100 da BM&FBovespa. Os resultados da estimação de modelos de regressão de dados em painel com efeitos fixos seccionais e duplo efeitos fixos confirmaram a associação positiva e estatisticamente relevante entre o nível de intangibilidade dos ativos e o grau de valorização das ações, representado pela relação market-to-book. Isso demonstra que maiores investimentos em ativos intangíveis proporcionam uma valorização do preço de mercado da empresa.

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Biografia do Autor

Franciele Medrado, Universidade de Brasília

Mestranda em Contabilidade

 

Gilson Cella, Universidade de Brasília

Mestrando em Contabilidade

José Alves Dantas, Universidade de Brasília

Doutor em Contabilidade

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Medrado, F., Cella, G., Pereira, J. V., & Dantas, J. A. (2016). RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE INTANGIBILIDADE DOS ATIVOS E O VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS. Revista De Contabilidade E Organizações, 10(28), 32-44. https://doi.org/10.11606/rco.v10i28.119480

Edição

Seção

Artigos