O EFEITO DO TREINAMENTO NA PERCEPÇÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL: uma análise baseada nos treinamentos ofertados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Autores

  • Katia Cristina Cabral Monteiro Galvao Fucape Business School
  • Danilo Soares Monte-mor Fucape Business School
  • Neyla Tardin Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v11i29.122140

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Treinamento, Desempenho Individual, Ifes.

Resumo

Este artigo investiga se os treinamentos ofertados aos servidores públicos melhoram o seu desempenho no cumprimento de suas atribuições. Para tanto, optou-se por uma Instituição Pública de Ensino, cuja ampliação de suas unidades entre 2008 e 2010 resultou no aumento do quadro de pessoal e na criação da capacitação obrigatória para os novos servidores – Ambientação Institucional.  A partir de um quase experimento, estimou-se o efeito do treinamento no desempenho individual dos servidores que participaram do treinamento, controlando-se por alterações no desempenho de servidores não treinados, e por outras características heterogêneas. Os resultados obtidos sugerem que o treinamento não tem impacto sobre o desempenho individual de servidores público, corroborando com a hipótese de que na ausência de mecanismo de incentivos, o treinamento não impacto desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Cristina Cabral Monteiro Galvao, Fucape Business School

Mestre em Administração de Empresas

Danilo Soares Monte-mor, Fucape Business School

Fucape Business School

Neyla Tardin, Fucape Business School

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração

Publicado

2017-05-31

Como Citar

Galvao, K. C. C. M., Monte-mor, D. S., & Tardin, N. (2017). O EFEITO DO TREINAMENTO NA PERCEPÇÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL: uma análise baseada nos treinamentos ofertados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Revista De Contabilidade E Organizações, 11(29), 3-16. https://doi.org/10.11606/rco.v11i29.122140

Edição

Seção

Artigos