UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS BRASILEIRAS

Autores

  • Antonio José Patrocinio Pereira Universidade do Grande Rio
  • Josir Simeone Gomes Universidade do Grande Rio

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v11i29.127592

Palavras-chave:

Palavras-chave, Estratégia de internacionalização. Globalização. Farmacêuticas brasileiras.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as estratégias de internacionalização utilizadas por quatro indústrias farmacêuticas brasileiras. A metodologia empregada foi a de estudo de caso. A literatura sobre estratégias de internacionalização das empresas ao longo das últimas décadas pode ser dividida sob dois enfoques distintos: a econômica e sob o enfoque organizacional. Considerando as estratégias adotadas pelas farmacêuticas, nota-se uma aproximação com o modelo econômico do paradigma eclético e com o modelo comportamental da Escola de Uppsala. Percebeu-se que o modo de entrada na Internacionalização, da EUROFARMA, EMS e CRISTÁLIA foi por exportação adotando o processo de gradualismo do modelo Uppsala, e a BIOLAB por via contratual e não considerou   a menor distância psíquica em relação aos demais laboratórios. Todas com foco em P& D, Inovação e encontram-se em estágios diferentes em seu processo de internacionalização, gerando um aprendizado organizacional que lhes tem permitido se manterem competitivas no mercado internacional. 

 

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Biografia do Autor

  • Antonio José Patrocinio Pereira, Universidade do Grande Rio

    Doutorando em ADM DA UNIGRANRIO e Professor Adjunto I DE  lotado no Departamento de Ciências Contábeis e Finanças da UFRRJ.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pereira, A. J. P., & Gomes, J. S. (2017). UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS BRASILEIRAS. Revista De Contabilidade E Organizações, 11(29), 68-79. https://doi.org/10.11606/rco.v11i29.127592