Honorários de auditoria e Book-Tax Differences

Autores

  • Jéssica Rayse de Melo Silva Ávila Universidade Federal de Uberlândia
  • Patrícia de Souza Costa Universidade Federal de Uberlândia
  • Luiz Paulo Lopes Fávero Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-8516-6701

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v11i31.134473

Palavras-chave:

Honorários de auditoria. Book-Tax Differences. Riscos de auditoria.

Resumo

As diferenças entre o lucro contábil e o lucro tributável, denominadas internacionalmente de Book-Tax Differences (BTD), podem aumentar os riscos e esforços do auditor, elevando os honorários da auditoria. A pesquisa verifica se existe relação entre os tipos de BTD e os honorários de auditoria que foram pagos pelas companhias abertas brasileiras no período de 2010 a 2014. Diferente dos estudos internacionais, apenas a BTD positiva (lucro contábil maior que o lucro tributável) apresentou relação com os honorários. O maior gerenciamento de resultados e evasão fiscal, que geram a BTD positiva, historicamente presentes em países civil law, podem justificar essa diferença de resultados em relação a outros países em que os efeitos foram testados. A BTD positiva pode representar uma “bandeira vermelha” para auditores, investidores, analistas e reguladores avaliarem a qualidade das informações contábeis. Discute-se a relevância de aprofundar a análise de como os honorários de auditoria variam com os diversos tipos de BTD, em diferentes setores de atividade e origens legais de países.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jéssica Rayse de Melo Silva Ávila, Universidade Federal de Uberlândia
    Doutoranda em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia e Mestrado pela mesma instituição. É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia, com formação anterior em Técnico em Contabilidade. É Professora na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação de Uberlândia (ESAMC) e Faculdade do Trabalho (FATRA). Desenvolve pesquisas na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Book- Tax Differences, Planejamento Tributário, Contabilidade Tributária, Contabilidade Societária e Contabilidade Pública.
  • Patrícia de Souza Costa, Universidade Federal de Uberlândia
    Atua na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino em contabilidade, book-tax difference e custos em hospitais públicos.
  • Luiz Paulo Lopes Fávero, Universidade de São Paulo
    Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Tem Pós-Doutorado em Econometria Financeira pela Columbia University em Nova York. É Livre-Docente pela FEA/USP (ênfase em Microeconometria). É Mestre e Doutor em Administração (ênfase em Economia das Organizações) pela FEA/USP, tendo recebido menção honrosa por ambos os trabalhos. É Engenheiro formado pela Escola Politécnica da USP e Pós-Graduado em Administração (CEAG) pela FGV/EAESP. Participou de cursos de Modelagem Econométrica na California State University e na Universidad de Salamanca, e de Cases Studies na Harvard Business School. É membro do Board of Directors do Global Business Research Committee. É Professor Visitante da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É editor-chefe do International Journal of Multivariate Data Analysis. Atua na área de economia das organizações, com ênfase em análise de dados, microeconometria, modelagem multivariada, pesquisa operacional e modelos matemáticos e estatísticos aplicados à gestão de riscos corporativos, desempenho organizacional e avaliação de empresas. É autor dos livros Manual de Análise de Dados: Estatística e Modelagem Multivariada com Excel®, SPSS® e Stata® (2017), Análise de Dados: Modelos de Regressão com Excel®, Stata® e SPSS® (2015), Análise de Dados: Técnicas Multivariadas Exploratórias com SPSS® e Stata® (2015), Métodos Quantitativos com Stata® (2014), Pesquisa Operacional para Cursos de Engenharia (2013), Pesquisa Operacional para Cursos de Administração, Contabilidade e Economia (2012) e Análise de Dados: Modelagem Multivariada para Tomada de Decisões (2009), e coautor de Contemporary Studies in Economics and Financial Analysis (2011) e Trends in International Trade Issues (2006). É professor e consultor credenciado pela Stata e pela Timberlake para a América Latina e consultor de empresas nas áreas de Data Science, Business Analytics e Business Intelligence, com uso de ferramentas de Machine Learning, Big Data e Análise de Dados para Tomada de Decisão, como Python, R, SAS, Stata e IBM SPSS.

Publicado

2018-01-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ávila, J. R. de M. S., Costa, P. de S., & Fávero, L. P. L. (2018). Honorários de auditoria e Book-Tax Differences. Revista De Contabilidade E Organizações, 11(31), 31-46. https://doi.org/10.11606/rco.v11i31.134473