Narcisismo: estudantes de contabilidade estão usando seu narcisimo para melhorar o desempenho?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v11i31.137775

Palavras-chave:

Narcisismo. Desempenho acadêmico. Educação em Contabilidade. Inventário de Personalidade Narcisista.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi identificar se traços não patológicos de personalidade narcisista em estudantes de graduação de um curso de Ciências Contábeis estariam relacionados com o desempenho desses alunos. Estudantes que superestimam seu desempenho, uma característica de indivíduos narcisistas, vivem uma expectativa não realista que irão ter melhor desempenho que outros em diferentes atividades. Esse comportamento pode ser prejudicial no longo prazo, além de resultar em um constante esforço para que esta expectativa se torne realidade. Os dados foram coletados de uma amostra de 106 alunos de graduação em contabilidade que responderam um questionário contendo questões sobre traços de personalidade narcisista. Os resultados sugerem que quanto maior a presença desses traços narcisitas maiores as chances do desempenho atribuído pelo próprio estudante ser maior. Ao mesmo tempo, o nascisismo não influencia o desempenho real do aluno,
o que sugere que esses traços de personalidade incluenciam apenas as expectativas, mas não o processo de aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima, University of Illinois at Urbana-Champaign

Senior Lecturer na Universidade de Illinois at Urbana-Champaign (2017 - atual). Professor Titular do Departamento de Ciências Contábeis e Atuária da FEA/USP (em afastamento). Mestre (2005), Doutor (2007) e Livre Docente (2013) em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Pós-Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2008-2009); Pós-Doutorado e Professor Visitante da Universidade de Illinois at Urbana-Champaign (2012-2013). Coordenador dos Cursos de Ciências Atuariais e Ciências Contábeis da FEA/USP (2010-2012) e Presidente da Comissão de Graduação da FEA/USP (2011-2012). Coordenador do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e Iniciação Científica (2013-2014), Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária (2014-2016) e Vice-Chefe do Departamento (2016-2018). Membro do Conselho de Administração da Seção Internacional da American Accounting Association (2016 - atual). Ex-Diretor de Relações Institucionais da ANPCONT (2016 - 2017). Participou de cursos de Modelagem Econométrica na California State University e de Cursos/Workshops de Case Studies na Harvard Business School. É pesquisador do Laboratório de Mercado Financeiro da FEA/USP. Foi pesquisador pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), CAPES e CNPq.

Bruna Camargos Avelino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Bacharel em Ciências Contábeis pela UFMG (2010).

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associadada da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Newton Paiva, doutorado e mestrado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, balanço social, demonstração do valor adicionado e contabilidade tributária.

Publicado

2018-01-31

Como Citar

Lima, G. A. S. F. de, Avelino, B. C., & Cunha, J. V. A. da. (2018). Narcisismo: estudantes de contabilidade estão usando seu narcisimo para melhorar o desempenho?. Revista De Contabilidade E Organizações, 11(31), 58-74. https://doi.org/10.11606/rco.v11i31.137775

Edição

Seção

Artigos