Habilidades matemáticas e o conhecimento financeiro no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.147269

Palavras-chave:

Ensino médio, Educação Financeira, Conhecimento Financeiro, Habilidades metemáticas

Resumo

A educação financeira é essencial no cotidiano dos jovens brasileiros para planejar um consumo mais consciente. O artigo discute a associação do conhecimento financeiro dos estudantes do ensino médio de escolas públicas em uma região metropolitana com características demográficas e socioeconômicas de cerca de 970 jovens. A pesquisa foi aplicada para os jovens distribuídos em oito escolas públicas de diferentes regiões da cidade, e foi medido o conhecimento financeiro pelas respostas incorretas dadas em temáticas como juros e descontos, valor do dinheiro no tempo e investimentos. Além da relação com renda familiar e gênero, usualmente encontradas já na literatura, este estudo mostra que a educação financeira tem relação direta com habilidades matemáticas dos jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcella Alves da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia; membro do Programa de Educação Tutoria (PET) - Ciências Contábeis/ UFU

Edvalda Araujo Leal, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas; mestre em Ciências Contábeis pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo.Professora do Programa de Pós Graduação e graduação da Universidade Federal de Uberlândia

Tamires Sousa Araujo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora e Mestre em Ciência Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Silva, M. A. da, Leal, E. A., & Araujo, T. S. (2018). Habilidades matemáticas e o conhecimento financeiro no ensino médio. Revista De Contabilidade E Organizações, 12, e147269. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.147269

Edição

Seção

Artigos