Escolha de carreira: o Dark Triad revela interesses de estudantes de Contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.151837

Palavras-chave:

Carreira em Contabilidade, Traços de personalidade, Dark Triad, Educação contábil

Resumo

Três traços de personalidades socialmente sombrios, mas não patológicos, compõem o chamado Dark Triad: Narcisismo, o Maquiavelismo e a Psicopatia. Analisamos a influência do Dark Triad sobre os interesses da carreira profissional pretendida por estudantes de graduação em Ciências Contábeis. Foi aplicado questionário em cursos de graduação em contabilidade de universidades brasileiras públicas e privadas. Os mais de 1400 estudantes que participaram têm preferência pela carreira de Auditoria e Contabilidade em organizações privadas. A satisfação profissional, seguida da remuneração são os interesses que mais impulsionam os estudantes na escolha de carreira. O Dark Triad para estes estudantes impulsiona interesses e objetivos associados a manipulação, superioridade, exibicionismo e poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Figueredo D'Souza, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pós-doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, com período sanduíche na University of Texas at El Paso e na University of Illinois Urbana-Champaign. Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu -FVC. Especialista em Educação à distancia pela UNEB. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Estácio da Bahia. Experiência de 12 anos na Coordenação do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário da Bahia. Atua como Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e atualmente é Coordenadora de Pesquisa do Centro Universitário Estácio da Bahia. É Professora da UNEB. É membro da equipe técnica da Quality Auditores e Contadores, especificamente nas áreas de Auditoria e Perícia. Pesquisadora das temáticas: Contabilidade Comportamental, Educação e Pesquisa da área contábil e administrativa, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Tomada de Decisão, Traços de Personalidade, Gestão Estratégica, Gerenciamento de resultados e Governança Corporativa.

Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima, Illinois University, Champaign, IL, Department of Accountancy

Senior Lecturer na Universidade de Illinois at Urbana-Champaign (2017 - atual). Professor Titular do Departamento de Ciências Contábeis e Atuária da FEA/USP (em afastamento). Mestre (2005), Doutor (2007) e Livre Docente (2013) em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Pós-Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2008-2009); Pós-Doutorado e Professor Visitante da Universidade de Illinois at Urbana-Champaign (2012-2013). Coordenador dos Cursos de Ciências Atuariais e Ciências Contábeis da FEA/USP (2010-2012) e Presidente da Comissão de Graduação da FEA/USP (2011-2012). Coordenador do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e Iniciação Científica (2013-2014), Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária (2014-2016) e Vice-Chefe do Departamento (2016-2018). Membro do Conselho de Administração da Seção Internacional da American Accounting Association (2016 - atual). Ex-Diretor de Relações Institucionais da ANPCONT (2016 - 2017). Participou de cursos de Modelagem Econométrica na California State University e de Cursos/Workshops de Case Studies na Harvard Business School. É pesquisador do Laboratório de Mercado Financeiro da FEA/USP. Foi pesquisador pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), CAPES e CNPq.

Publicado

2018-12-27

Como Citar

D’Souza, M. F., & Lima, G. A. S. F. de. (2018). Escolha de carreira: o Dark Triad revela interesses de estudantes de Contabilidade. Revista De Contabilidade E Organizações, 12, e151837. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.151837

Edição

Seção

Artigos