Role-Play: desenvolvendo habilidades e competências do Ensino Embasado na Estrutura Conceitual

Palavras-chave: Role-play, Ensino Embasado na Estrutura Conceitual, Taxonomia de Bloom

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos estudantes quanto à utilidade da técnica role-play no desenvolvimento de habilidades e competências, requeridas ao profissional da área contábil no primeiro estágio do Ensino Embasado na Estrutura Conceitual. A percepção sobre o uso da técnica foi identificada por meio de levantamento e grupo focal com os estudantes matriculados na disciplina Contabilidade Introdutória. Os resultados sugerem que, na percepção dos estudantes, o role-play auxilia no desenvolvimento de habilidades e competências de todas as categorias do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom (Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação), superando as expectativas do Ensino Embasado na Estrutura Conceitual de desenvolvimento apenas das três primeiras categorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia de Souza Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado em Ciências Contábeis - Prog Multi e Inter Regional de Pós Grad Em Ciências Contábeis Unb Ufpb Ufpe (2004) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciências pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia.

Jéssica Rayse de Melo Silva Ávila, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado e Graduação pela mesma instituição. Professora Assistente na Universidade Federal de Viçosa (UFV), com experiência anterior na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e em instituições de ensino do setor privado. Desenvolve pesquisas na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente em Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade, Contabilidade Tributária e Contabilidade Societária.

Dinah Vieira dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. 

Fabiana Pereira da Cruz, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. MBA em Finanças pela FGV/SP. Especialista em Controladoria, Auditoria e Contabilidade pela PUC Campinas. Experiência como Professora Substituta na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e em instituições de ensino do setor privado pós-graduação. Desenvolve pesquisas na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Experiência profissional de 20 anos nas áreas de Controladoria, Contabilidade e Administração de grandes empresas nacionais e multinacionais.

Publicado
2020-04-03
Como Citar
Costa, P. de S., Ávila, J. R. de M. S., Santos, D. V., & Cruz, F. P. (2020). Role-Play: desenvolvendo habilidades e competências do Ensino Embasado na Estrutura Conceitual. Revista De Contabilidade E Organizações, 14, e164092. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2020.164092
Seção
Artigos