Gerenciamento de lock-in em soluções de tecnologia: cada escolha uma renúncia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2023.197809

Palavras-chave:

Tecnologia, Fornecedor, Multicritério, Lock-in

Resumo

Este texto tem como objetivo descrever um caso de ensino de administração de tecnologia, para ser utilizado como material didático em cursos de pós-graduação em administração e áreas afins. A elaboração do texto seguiu metodologia apropriada para casos de ensino. Os personagens centrais do caso são o João, gerente de tecnologia da Tradição Ltda., um escritório de contabilidade, e o Afonso, representante de uma solução de tecnologia utilizada pela Tradição Ltda. O caso aborda um momento difícil na relação entre cliente e fornecedor de tecnologia, quando o cliente se torna dependente de uma tecnologia e os custos dela começam a subir: decidir se mantém a solução ou se a substitui por outra. O texto relata a resposta de uma empresa tradicional para se manter competitiva frente às novas tecnologias, assim como a decisão e implantação de uma primeira etapa de um plano de transformação. Os dados apresentados visam esclarecer tanto o cenário relacionado aos custos quanto os aspectos qualitativos do mercado de tecnologia. Ressalta-se que o cenário estabelecido carece de uma análise multicritério para a tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Costa, H. G. (2002). Introdução ao método de análise hierárquica: análise multicritério no auxílio à decisão. Niterói: H.G.C.

Saaty, T. L. (2004). Decision Making – The Analytic Hierarchy and Network Processes (AHP/ANP). Journal of Systems Science And Systems Engineering. CN11-2983/N ©JSSSE 2004, 13(1), 1-35.

Publicado

2023-10-26

Como Citar

Queiroz, F. W. B. de, Faccin, K., & Francisco, R. (2023). Gerenciamento de lock-in em soluções de tecnologia: cada escolha uma renúncia. Revista De Contabilidade E Organizações, 17, e197809. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2023.197809

Edição

Seção

Casos e Outras contribuições didáticas