Nudge: Empurrando para longe o gerenciamento de resultados
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2023.214068Palavras-chave:
Nudge, Gerenciamento de resultados, Profissionais contábeisResumo
Esta pesquisa teve por objetivo verificar os efeitos da utilização dos nudges na redução do gerenciamento de resultados. O estudo se classificou como um experimento do tipo entre sujeitos (between-subject). A amostra foi composta por 40 contadores. Para a análise e interpretação dos dados, utilizou-se de estatísticas descritivas, Análise de Variância, Modelo de Equações Estruturais e testes de médias. Os resultados evidenciaram três achados principais, demonstrando suporte para as hipóteses desenvolvidas. Primeiro, o nível de gerenciamento de resultados dos profissionais contábeis é menor na presença do que na ausência de nudges; segundo, o nível de gerenciamento de resultados dos profissionais contábeis é menor na presença do que na ausência de nudge injuntivo emitido pelo líder; e terceiro, que não existe diferença no nível de gerenciamento de resultados dos profissionais contábeis quando o nudge descritivo é emitido pelo líder, em comparação à ausência de nudge.
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