Saberes e competências do professor universitário: contribuições para o estudo da prática pedagógica do professor de Ciências Contábeis do Brasil

Autores

  • Vilma Geni Slomski Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v1i1.34699

Palavras-chave:

docência no ensino superior, professor universitário, formação de professores, didática, prática de ensino

Resumo

A docência como profissão baseia-se na idéia de que o ensino demanda saberes próprios, é assim, um ofício feito de saberes. Este artigo apresenta e discute as novas tendências investigativas sobre a formação de professores que valorizam os saberes docentes e defendem a docência como profissão. A revisão bibliográfica aqui discutida servirá de base para uma pesquisa sobre a competência pedagógica do professor de Ciências Contábeis no Brasil. O trabalho apresentado caracteriza-se como um ensaio teórico que segundo Severino (2000) consiste na exposição lógico-reflexiva com ênfase na argumentação e interpretação pessoal. Os saberes que servem de base para o ensino, tais como são revelados pelos estudos, são adquiridos por meio de processos que abrangem a história de vida pessoal dos docentes, a formação profissional para o magistério, o conhecimento científico da disciplina que ensina, os currículos e materiais instrucionais com que trata o professor, e, finalmente, a prática de ensino. Nesse sentido, os saberes profissionais são plurais, abrangem diferentes categorias e são adquiridos através de processos de aprendizagem e socialização que atravessam tanto a história de vida quanto a carreira docente.

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Publicado

2007-12-01

Como Citar

Slomski, V. G. (2007). Saberes e competências do professor universitário: contribuições para o estudo da prática pedagógica do professor de Ciências Contábeis do Brasil. Revista De Contabilidade E Organizações, 1(1), 89-105. https://doi.org/10.11606/rco.v1i1.34699

Edição

Seção

Artigos