Efeito do custo perdido: a influências do custo perdido na decisão de investimento

Autores

  • Francisca Aparecida de Souza Universidade de Brasília
  • César Augusto Tiburcio Silva Universidade de Brasília
  • Naiára Tavares Domingos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v2i2.34707

Palavras-chave:

Custo perdido, Efeito do custo perdido, Investimento, Finanças comportamentais

Resumo

A decisão de continuar ou não um projeto, ou mesmo de iniciar um novo investimento que exige continuamente a alocação de recursos, não deve ser influenciada pelos custos passados, uma vez que estes não sofrerão alterações qualquer que seja a decisão futura. Quando a decisão é afetada por investimentos feitos no passado, manifesta-se o "efeito do custo perdido". No entanto, de acordo com a Moderna Teoria de Finanças, os custos perdidos são totalmente irrelevantes para decisão de eventos futuros. Este trabalho constitui uma pesquisa empírica, realizada por meio de aplicação, de forma aleatória, de questionários a alunos de graduação de uma universidade. Buscou-se verificar se, realmente, os indivíduos não consideram os custos perdidos na tomada de decisão. Foi utilizado o teste estatístico do Ç2 para testar a significância da diferença entre as respostas dos alunos aos diferentes cenários trabalhados, reforçando assim, a idéia de que o efeito do custo perdido na decisão de alocação de recursos independe da evidenciação ou não dos valores investidos. De acordo com a pesquisa e tendo em vista suas limitações, a evidenciação do valor do custo perdido não influencia a decisão dos gestores. O resultado corrobora estudos anteriores nos quais o efeito do custo perdido foi observado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-04-01

Como Citar

Souza, F. A. de, Silva, C. A. T., & Domingos, N. T. (2008). Efeito do custo perdido: a influências do custo perdido na decisão de investimento. Revista De Contabilidade E Organizações, 2(2), 87-100. https://doi.org/10.11606/rco.v2i2.34707

Edição

Seção

Artigos