Relacionamento entre persistência do lucro residual e participação de mercado em firmas brasileiras de capital aberto

Autores

  • Antonio Carlos Dias Coelho Universidade Federal do Ceará
  • Andson Braga de Aguiar Universidade de São Paulo; Laboratório de Pesquisas em Práticas Gerenciais

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v2i3.34710

Palavras-chave:

persistência do lucro residual, Modelo de Ohlson, análise fundamentalista

Resumo

Este estudo analisa a Dinâmica Informacional Linear (DIL) de Ohlson, avaliando os efeitos da participação de mercado de firmas brasileiras sobre a série de lucros residuais. Lucro residual é estimado a partir do modelo de avaliação da firma de Ohlson (1995). A participação de mercado é ponderada pela representatividade do setor em relação à média dos setores. São utilizadas três variáveis de controle: índice de concentração industrial, crescimento do PIB e porte da firma. Testa-se a hipótese de que participação de mercado, em firmas brasileiras, tem um relacionamento temporal significante estatisticamente em sua série de lucros residuais, mantida a persistência da DIL de Ohlson. A amostra é coletada a partir da base de dados do Economática, incluindo o período de 1996 - 2005. Os resultados demonstram que a premissa da DIL foi confirmada enquanto que a participação de mercado não apresenta conteúdo informacional, pois seu coeficiente (²) não é estatisticamente significante em todos os modelos processados. Diante desses resultados, rejeita-se a hipótese de pesquisa. Conclui-se que a participação de mercado, conforme mensurada neste estudo, não provoca ganhos anormais em firmas brasileiras a partir da análise de seus lucros residuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-08-01

Como Citar

Coelho, A. C. D., & Aguiar, A. B. de. (2008). Relacionamento entre persistência do lucro residual e participação de mercado em firmas brasileiras de capital aberto . Revista De Contabilidade E Organizações, 2(3), 3-18. https://doi.org/10.11606/rco.v2i3.34710

Edição

Seção

Artigos