Uma aplicação da regressão logística no inventário de estilos de aprendizagem de Canfield (LSI) sob a ótica das reprovações acadêmicas

Autores

  • Jackeline Veneroso Alves Cunha Universidade Regional de Blumenau
  • Edgard B. Cornachione Junior Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Gilberto de Andrade Martins Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Contabilidade e Atuária

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v2i3.34715

Palavras-chave:

estilos de aprendizagem, reprovações, Ciências Contábeis

Resumo

A proposta deste estudo é testar as variáveis consideradas pelo Inventário de Estilos de Aprendizagem de Canfield (LSI) como preditoras da probabilidade de estabelecer o nível de repetência nos discentes dos Cursos de Ciências Contábeis no contexto brasileiro. Partindo do Inventário de Estilos de Aprendizagem de Canfield (LSI), que visa estabelecer o estilo de aprendizagem de estudantes, procura-se relacionar as dimensões do estilo de aprendizagem e a probabilidade das falhas acadêmicas. O questionário foi aplicado no 2° semestre letivo de 2004, em uma das maiores instituições de ensino particulares do Estado de Minas Gerais, exclusivamente para os alunos do Curso noturno de Ciências Contábeis. Para atender ao objetivo estabelecido, utilizou-se a ferramenta estatística da regressão logística estimando o modelo de equação que melhor atendesse a esse propósito. A pesquisa compreendeu o exame dos dados de 177 estudantes. Com base nos dados pesquisados, a conclusão que se chega é que a reprovação está associada positivamente à preferência dos alunos por detalhes, por ouvir, quando se trata de aulas expositivas e por altas expectativas relativas às suas notas.

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Publicado

2008-08-01

Como Citar

Cunha, J. V. A., Cornachione Junior, E. B., & Martins, G. de A. (2008). Uma aplicação da regressão logística no inventário de estilos de aprendizagem de Canfield (LSI) sob a ótica das reprovações acadêmicas . Revista De Contabilidade E Organizações, 2(3), 100-112. https://doi.org/10.11606/rco.v2i3.34715

Edição

Seção

Artigos