Earnings management no Brasil: grupos estratégicos como nova variável explanatória

Autores

  • José Elias Feres de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo; Departamento de Ciências Contábeis
  • Luiz Henrique Lima Faria Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Fábio Moraes da Costa Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças
  • Marcelo Moll Brandão Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v3i6.34742

Palavras-chave:

grupos estratégicos, earnings manegement, accruals, estratégia, gerenciamento de resultados

Resumo

Estudos acerca dos incentivos, práticas e formas de detecção de earnings management têm sido desenvolvidos e têm tido maior destaque desde a década de 80. Neste sentido, este trabalho avalia a possibilidade de introdução dos "grupos estratégicos" como variável explicativa para a detecção de gerenciamento de resultados. A amostra é composta por companhias abertas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, entre os anos de 2000 e 2003, período que possibilitou a formação do maior número de Grupos Estratégicos (FARIA et al, 2006). Foi possível a identificação de 21 grupos estratégicos entre dez setores da economia brasileira perfazendo um total de 348 observações. Foram aplicados os modelos Jones Modificado (1995) e KS (1995) para detecção de earnings management inserindo-se a variável "grupo estratégico". Foi possível identificar práticas diferenciadas de gerenciamento em sete grupos estratégicos conforme o modelo de Jones modificado (1995) e em nove grupos estratégicos de acordo com modelo KS (1995). Dessa forma, os resultados indicam que é possível a existência de práticas heterogêneas de gerenciamento de resultados contábeis entre companhias de um mesmo setor, sugerindo-se a análise por meio de grupos estratégicos. Este artigo contribui para a literatura por sugerir a utilização de uma nova variável de controle em estudos futuros.

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Publicado

2009-08-01

Como Citar

Almeida, J. E. F. de, Faria, L. H. L., Costa, F. M. da, & Brandão, M. M. (2009). Earnings management no Brasil: grupos estratégicos como nova variável explanatória . Revista De Contabilidade E Organizações, 3(6), 81-95. https://doi.org/10.11606/rco.v3i6.34742

Edição

Seção

Artigos