Análises multidimensionais e o conceito do custo para servir em empresas de serviços logísticos: uma pesquisa-ação

Autores

  • Ana Cristina de Faria Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Márcio Luiz Borinelli Universidade de São Paulo
  • Norival Mantovani Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v4i9.34770

Palavras-chave:

Análise multidimensional, Custo para Servir, Lucratividade, Serviços logísticos

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar, por meio de uma pesquisa-ação, as análises em nível multidimensional que podem ser desenvolvidas em uma empresa de serviços logísticos, visando a otimizar a tomada de decisões dos gestores, no que diz respeito aos objetos de análise filial, ponto de distribuição, rota e cliente. Para desenvolver a pesquisa-ação, buscou-se uma empresa prestadora de serviços logísticos com problemas de controle por falta de foco na gestão de custos; em que os sócios se envolvessem ativamente na pesquisa, de modo cooperativo e participativo. Foi constatado que as análises em nível multidimensional desenvolvidas contemplaram os resultados apurados nas operações incorridas nas filiais, rotas, pontos de distribuição e clientes. Diante dessas análises, foram identificadas as filiais, rotas e clientes mais rentáveis, otimizando suas decisões. A principal contribuição desta pesquisa está em servir de subsídio a outras organizações que necessitem analisar custos e resultados em uma perspectiva multidimensional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-01

Como Citar

Faria, A. C. de, Borinelli, M. L., & Mantovani, N. (2010). Análises multidimensionais e o conceito do custo para servir em empresas de serviços logísticos: uma pesquisa-ação . Revista De Contabilidade E Organizações, 4(9), 126-144. https://doi.org/10.11606/rco.v4i9.34770

Edição

Seção

Artigos