Melhorias na disciplina de custos identificadas por meio da utilização conjunta do modelo kano de qualidade e da matriz de importância e desempenho

Autores

  • Paulo Roberto da Cunha Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Roberto Carlos Klann Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Júlio Orestes da Silva Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Jorge Eduardo Scarpin Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v4i9.34772

Palavras-chave:

Custos, Ensino superior, Atributos de qualidade, Modelo Kano de qualidade atrativa e obrigatória, Matriz de importância e desempenho

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi aplicar a técnica do modelo Kano de Qualidade Atrativa e Obrigatória em conjunto com a Matriz de Importância e Desempenho para identificar oportunidades de melhoria na disciplina de custos de diferentes cursos de graduação. O delineamento metodológico caracteriza-se por um estudo descritivo, por um levantamento com uma abordagem quantitativa e por uma etapa prévia qualitativa . A população da pesquisa foi definida de forma intencional, em linha com o objeto de estudo, em que os sujeitos foram os alunos que cursam a disciplina de custos nos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, engenharia de produção e moda de uma universidade do Sul do país, perfazendo o total de 289 alunos. A amostra por acessibilidade foi de 214 alunos, ou seja, 74%. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário com base no modelo Kano de qualidade atrativa e obrigatória adaptado de Walter, Tontini e Domingues (2005), complementado por atributos identificados por meio da aplicação da técnica de focus group. O instrumento contemplou a possibilidade de análise de 23 atributos, agrupados em cinco categorias: capacitação dos professores, métodos de ensino, atitude, conteúdo e infra-estrutura. Os resultados evidenciaram que os atributos prioritários para melhoria na disciplina de custos nos diferentes cursos analisados são a modernidade dos laboratórios de informática e a infraestrutura da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-01

Como Citar

Cunha, P. R. da, Klann, R. C., Silva, J. O. da, & Scarpin, J. E. (2010). Melhorias na disciplina de custos identificadas por meio da utilização conjunta do modelo kano de qualidade e da matriz de importância e desempenho . Revista De Contabilidade E Organizações, 4(9), 168-188. https://doi.org/10.11606/rco.v4i9.34772

Edição

Seção

Artigos