Um estudo sobre a informatividade dos lucros contábeis na América Latina

Autores

  • Alfredo Sarlo Neto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Bruno Rossi Bassi Universidade Federal do Espírito Santo
  • André Abreu de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v5i12.34792

Palavras-chave:

Informatividade, América Latina, Tamanho da Empresa, market-to-book, Endividamento

Resumo

Este estudo objetivou investigar a influência do tamanho, das oportunidades de crescimento (tendo como proxy o índice market-to-book) e endividamento sobre a informatividade dos lucros contábeis divulgados pelas empresas negociadas nos mercados acionários da Argentina, Brasil, Chile, México e Peru. Foi considerada como informatividade a intensidade da relação entre o lucro contábil e o retorno das ações, mensurada pelo coeficiente angular da reta estimada entre essas duas variáveis. A amostra foi formada por empresas não financeiras listadas nas principais bolsas latino americanas - Basa (Argentina), Bovespa (Brasil), SNSE (Chile), BMV (México) e BVL (Peru) - durante o intervalo de 2004 a 2008. Conforme esperado, os resultados encontrados indicam que a variável market-to-book (proxy para oportunidades de crescimento) influencia positivamente a informatividade dos lucros contábeis das empresas negociadas nos mercados latino-americanos. E relação às outras variáveis estudadas, tamanho e endividamento, os resultados não confirmaram a sua influência sobre a informatividade dos lucros contábeis nos mercados estudados.

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sarlo Neto, A., Bassi, B. R., & Almeida, A. A. de. (2011). Um estudo sobre a informatividade dos lucros contábeis na América Latina . Revista De Contabilidade E Organizações, 5(12), 4-25. https://doi.org/10.11606/rco.v5i12.34792