CAPM em estudos brasileiros: Uma análise da pesquisa

Autores

  • Elisson Alberto Tavares Araújo
  • Victor do Carmo Oliveira
  • Wendel Alex Castro Silva

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v6i15.52659

Palavras-chave:

Contabilidade, CAPM, Modelos de Precificação de Ativos.

Resumo

Nas últimas décadas, o modelo de precificação de ativos financeiros CAPM (Capital Asset Pricing Model) tem se sido um tema recorrente nos estudos em contabilidade e finanças, também no Brasil. Com o intuito de conhecer suas principais características metodológicas e constatações, realizou-se um levantamento dos artigos acadêmicos abordando o CAPM e variantes no país, entre 1997 e 2008, apresentados nos EnANPADs e em periódicos nacionais,. A estatística descritiva foi utilizada nas análises. Constatou-se que, em quase 1/3 dos trabalhos houve comparações do CAPM com outros modelos. A versão convencional foi a mais utilizada, e os seguintes perfis foram identificados nesses artigos: 1) naqueles que confirmaram a efetividade da teoria: boa parte informou os dados de modo incompleto; prevaleceram as análises cross-section; o Ibovespa foi a proxy da carteira de mercado mais utilizada; a SELIC foi a proxie do ativo livre de risco preferida; os períodos de análise entre um e três anos predominaram, 2) naqueles que a refutaram: a maioria dos dados estavam incompletos; foco nas análises cross-section, e nos testes em períodos de um a três anos; e o Ibovespa e o CDI foram as proxies mais aplicadas. Além disso, o IGP-DI foi o deflacionador preponderante, muitos não indicaram o tipo de ação utilizada, e os ativos individuais tiveram preferência nos testes empíricos. Concluiu-se que o modelo tem sido satisfatório no país, apesar de alguns elementos utilizados na sua operacionalização não atenderem, exatamente, às premissas da teoria. Porém, devido às anomalias, o seu desempenho tem sido comparado com outros modelos, ou fatores que ampliem sua eficiência têm sido acrescentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisson Alberto Tavares Araújo

Mestre em Administração de Empresas pela UNIHORIZONTES (finanças). Pesquisador do NUCONT - Núcleo de Pesquisas em Contabilidade e Finanças. Pesquisador da Fundação Dom Cabral.

Victor do Carmo Oliveira

Mestre em Administração (UNIHORIZONTES), bacharel em Ciências Contábeis (Faculdade ASA)

Wendel Alex Castro Silva

Doutor em Administração pela UFLA. Prof. e pesquisador da Faculdade UNIHORIZONTES.

Downloads

Publicado

2012-09-27

Como Citar

Araújo, E. A. T., Oliveira, V. do C., & Castro Silva, W. A. (2012). CAPM em estudos brasileiros: Uma análise da pesquisa. Revista De Contabilidade E Organizações, 6(15), 95-122. https://doi.org/10.11606/rco.v6i15.52659

Edição

Seção

Artigos