Análise do problema de pesquisa dos artigos científicos publicados no 11º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade

Autores

  • Paulo Roberto da Cunha
  • Cristian Baú Dal Magro
  • Dirceu Rodrigues Dias

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v6i15.52660

Palavras-chave:

Problema de pesquisa. Artigos científicos. Congresso USP.

Resumo

A pesquisa científica é utilizada como um meio para adquirir conhecimento sobre determinada realidade. No entanto, o caminho científico não é fácil de ser trilhado, existem dificuldades e certas habilidades que devem ser trabalhadas. Uma delas é a habilidade para a definição correta do problema de pesquisa. O objetivo deste estudo é identificar a qualidade dos problemas de pesquisa nos artigos científicos publicados no 11º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Realizou-se pesquisa descritiva, documental, de cunho predominantemente qualitativo. Com base nos Anais do congresso, foram baixados, tabulados e analisados 98 artigos, ou seja, todos os artigos científicos do congresso com exceção dos ensaios teóricos. Constatou-se que 61% dos artigos apresentaram alguma inconsistência na formulação do problema de pesquisa. Os maiores percentuais de inconsistências foram constatados nas áreas temáticas Atuária, Controladoria e Controle Gerencial, e Mercado Financeiro, de Crédito e de Capitais, com 80%, 67% e 65%, respectivamente. As inconsistências mais recorrentes na formulação dos problemas de pesquisa foram problemas de pesquisa implícitos, e que podem ser respondidos com respostas simples do tipo “sim” ou “não”. Embora não seja a inconsistência mais recorrente, a não menção do problema na introdução do artigo foi constatada em 16 trabalhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto da Cunha

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela FURB Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Cristian Baú Dal Magro

Mestrando em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Dirceu Rodrigues Dias

Mestrando em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Downloads

Publicado

2012-09-27

Como Citar

Cunha, P. R. da, Dal Magro, C. B., & Dias, D. R. (2012). Análise do problema de pesquisa dos artigos científicos publicados no 11º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Revista De Contabilidade E Organizações, 6(15), 123-141. https://doi.org/10.11606/rco.v6i15.52660

Edição

Seção

Artigos