Relação entre o ciclo de vida organizacional e o planejamento em empresas metalúrgicas do município de Brusque-SC

Autores

  • Roberto Carlos Klann
  • Patrícia Aparecida Klann
  • Kátia Regina Postai
  • Maria José Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v6i16.52670

Palavras-chave:

Ciclo de vida organizacional, Planejamento, Empresas metalúrgicas

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o relacionamento entre os estágios do ciclo de vida organizacional e o processo de planejamento das empresas. Para determinação do estágio do ciclo de vida foi utilizado o modelo teórico proposto por Miller e Friesen (1994). A pesquisa descritiva, desenvolvida por meio de uma amostra por acessibilidade, com análise quantitativa, foi realizada com 30 empresas do setor metalúrgico do município de Brusque-SC. Na análise dos dados foram utilizadas técnicas de estatística descritiva (média), análise discriminante e de correlação. Os resultados apontam que a maior parte das empresas pesquisadas situa-se nas fases de nascimento e declínio. Os artefatos de planejamento mais utilizados são estratégias, objetivos de longo prazo, cenários internos e planos de investimentos (planejamento estratégico), planos de investimentos no ativo permanente (orçamento) e acompanhamento do fluxo de caixa (controle orçamentário). Conclui-se que existe relação entre os estágios do ciclo de vida e o nível de planejamento utilizado pelas empresas. Porém, os artefatos de planejamento são utilizados de maneira diferente, dependendo do estágio de desenvolvimento da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Carlos Klann

Doutor em Ciências Contábeis e Administração - Universidade Regional de Blumenau. Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Patrícia Aparecida Klann

Graduanda em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Brusque - Unifebe

Kátia Regina Postai

Graduanda em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Brusque - Unifebe

Maria José Ribeiro

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Universidade Regional de Blumenau (PDCCA/FURB)

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Klann, R. C., Klann, P. A., Postai, K. R., & Ribeiro, M. J. (2012). Relação entre o ciclo de vida organizacional e o planejamento em empresas metalúrgicas do município de Brusque-SC. Revista De Contabilidade E Organizações, 6(16), 119-142. https://doi.org/10.11606/rco.v6i16.52670

Edição

Seção

Artigos