Tecnologia de informação para apoio ao ensino superior: O uso da ferramenta moodle por professores de ciências contábeis

Autores

  • Gilberto Perez
  • Moises Ari Zilber
  • Ana Maria Roux V. Coelho Cesar
  • Sergio Lex
  • Alberto Medeiros Jr.

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v6i16.52671

Palavras-chave:

Tecnologia de Informação, Ensino em Contabilidade, Adoção de Inovação, Moodle.

Resumo

Com esta pesquisa, buscou-se identificar e avaliar as principais características percebidas no uso da inovação tecnológica Moodle, levando-se em consideração os aspectos que podem contribuir para a sua adoção como ferramenta de apoio aos professores do ensino superior em Ciências Contábeis. A adoção foi estudada com base na Teoria de Difusão, que defende a existência de características ou atributos percebidos que afetam diretamente a adoção de inovações tecnológicas. A amostra da pesquisa foi composta de 31 professores de graduação do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade (“Ômega”) da cidade de São Paulo que conta com cerca de 35 mil alunos. Os dados coletados foram analisados com sistemas de equações estruturais, com a técnica PLS (Partial Least Square), por meio do software SMARTPLS®. Os resultados obtidos indicam que as características: Experimentação, Facilidade de Uso e o Uso Voluntário da ferramenta foram percebidas pelos professores como determinantes na adoção do Moodle; sua percepção de melhoria se estende aos serviços prestados, aos processos de ensino-aprendizagem e à interação entre alunos e professores no acesso ao conhecimento e informações. Tais melhorias, na ótica dos professores, eram de difícil implantação antes da adoção do Moodle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Perez

Professor do Programa de Pós Graduação em Contabilidade - Mestrado Profissional em Controladoria Empresarial da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Leciona as Disciplinas: Tópicos Especiais de Informação para Usuários Internos e Governança de Tecnologia de Informação. Pesquisa nas áreas de Sistemas e Tecnologias de Informação e Inovação.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Perez, G., Zilber, M. A., Cesar, A. M. R. V. C., Lex, S., & Medeiros Jr., A. (2012). Tecnologia de informação para apoio ao ensino superior: O uso da ferramenta moodle por professores de ciências contábeis. Revista De Contabilidade E Organizações, 6(16), 143-164. https://doi.org/10.11606/rco.v6i16.52671

Edição

Seção

Artigos