Os determinantes da divulgação de informação sobre o capital intelectual: estudo da banca em Portugal

Autores

  • Lurdes Silva Escola Superior de Gestão - IPCA / Portugal
  • Ana Maria Rodrigues Faculdade de Economia - Universidade de Coimbra / Portugal
  • María del Pilar Muñoz Universida de Vigo / Espanha

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v8i20.55444

Palavras-chave:

Divulgação. Capital intelectual. Determinantes. Bancos. Portugal.

Resumo

O objetivo do presente estudo consiste em analisar os determinantes da divulgação de informação sobre o capital intelectual nos bancos que desenvolveram a sua atividade em Portugal, em 2010 e 2011. Esta análise contempla igualmente a divulgação sobre os diferentes componentes do capital intelectual: o capital humano, o capital estrutural e o capital relacional, obtendo-se, para o efeito, os dados nos relatórios anuais e nas páginas Web destas entidades no período considerado. Os resultados revelaram que as dimensões organização e conselho de administração são considerados os determinantes da divulgação de informação sobre o capital intelectual, tanto nos relatórios anuais como nas Webpages. As variáveis económico-financeiras de rendibilidade, de eficiência e de solvabilidade não se apresentaram, na análise multivariada, como fatores que determinam a divulgação de informação sobre o capital intelectual pelos bancos em Portugal. Saliente-se, no entanto, que numa análise univariada, a solvabilidade apresenta um nível de associação estatisticamente significativo com a divulgação de informação, revelando que os bancos com menor solvabilidade divulgam mais informação sobre o seu capital intelectual.

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Publicado

2014-04-17

Como Citar

Silva, L., Rodrigues, A. M., & Muñoz, M. del P. (2014). Os determinantes da divulgação de informação sobre o capital intelectual: estudo da banca em Portugal. Revista De Contabilidade E Organizações, 8(20), 32-49. https://doi.org/10.11606/rco.v8i20.55444

Edição

Seção

Artigos