ENSINO DE CONTABILIDADE NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DISCENTE
DOI:
https://doi.org/10.11606/rco.v8i21.55607Palavras-chave:
Ensino de Contabilidade, Graduação em Administração, Atitude DiscenteResumo
O objetivo principal deste estudo foi analisar atitudes discentes do curso de graduação em Administração em relação as disciplinas da área de Contabilidade de quatro instituições de ensino superior, em Minas Gerais. Quanto a metodologia, o estudo envolveu uma avaliação quantitativa em que foram aplicados questionários estruturados a uma amostra de 261 graduandos em Administração para analisar atitude em relação ao ensino de Contabilidade. Foram utilizadas as seguintes técnicas de análise de dados: estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados apontaram como adequado o modelo com 36 variáveis para mensurar atitude, após os testes de KMO, Esfericidade de Bartlett e Comunalidades que indicaram grau satisfatório de ajuste e confiabilidade dos dados, e, portanto, foi submetido a análise fatorial. Com aproximadamente 62% de variância total explicada obteve-se 11 fatores. Os fatores foram denominados: (i) Implicações do ensino de contabilidade na prática; (ii) Autoconfiança; (iii) Interesse pessoal; (iv) Dificuldade percebida; (v) Utilidade da monitoria; (vi) Domínio de habilidades em nível prático; (vii) Importância percebida; (viii) Prática Interdisciplinar; (ix) Domínio de habilidade em nível teórico; (x) Forma de aprendizagem; e o fator 11 não constituiu um constructo por apresentar apenas uma variável.Downloads
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