ENSINO DE CONTABILIDADE NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DISCENTE

Autores

  • Guilherme de Freitas Borges Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
  • Flávia Luciana Naves Mafra Professora da Universidade Federal de Lavras.

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v8i21.55607

Palavras-chave:

Ensino de Contabilidade, Graduação em Administração, Atitude Discente

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi analisar atitudes discentes do curso de graduação em Administração em relação as disciplinas da área de Contabilidade de quatro instituições de ensino superior, em Minas Gerais. Quanto a metodologia, o estudo envolveu uma avaliação quantitativa em que foram aplicados questionários estruturados a uma amostra de 261 graduandos em Administração para analisar atitude em relação ao ensino de Contabilidade. Foram utilizadas as seguintes técnicas de análise de dados: estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados apontaram como adequado o modelo com 36 variáveis para mensurar atitude, após os testes de KMO, Esfericidade de Bartlett e Comunalidades que indicaram grau satisfatório de ajuste e confiabilidade dos dados, e, portanto, foi submetido a análise fatorial. Com aproximadamente 62% de variância total explicada obteve-se 11 fatores. Os fatores foram denominados: (i) Implicações do ensino de contabilidade na prática; (ii) Autoconfiança; (iii) Interesse pessoal; (iv) Dificuldade percebida; (v) Utilidade da monitoria; (vi) Domínio de habilidades em nível prático; (vii) Importância percebida; (viii) Prática Interdisciplinar; (ix) Domínio de habilidade em nível teórico; (x) Forma de aprendizagem; e o fator 11 não constituiu um constructo por apresentar apenas uma variável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme de Freitas Borges, Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
    Mestre em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis.
  • Flávia Luciana Naves Mafra, Professora da Universidade Federal de Lavras.
    Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1997).

Downloads

Publicado

2014-08-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENSINO DE CONTABILIDADE NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DISCENTE. (2014). Revista De Contabilidade E Organizações, 8(21), 58-70. https://doi.org/10.11606/rco.v8i21.55607